Conhecendo o Pipo São Paulo: Restaurante de Felipe Bronze na capital paulista

Apesar de quase já ter quase dois anos – inaugurado em janeiro de 2019 – só agora consegui conhecer o Pipo São Paulo, restaurante de Felipe Bronze na capital paulista. Já conheço o chef carioca de seus empreendimentos por aqui, em especial o premiado Oro. Mesmo assim, conhecer a sua “aventura” paulistana foi uma grata surpresa.

Vai para São Paulo? Faça a sua reserva de hospedagem através do banner. Você não paga nada mais por isso e ajuda o Maior Viagem, que recebe uma pequena comissão.

A começar pelo ambiente agradabilíssimo! Anteriormente ocupado pelo Chez MIS, o local onde está o Pipo São Paulo tem um charme todo especial. Nos fundos do Museu da Imagem e do Som (MIS), o restaurante é uma espécie de grande (e acolhedora) varanda que destaca o jardim. Ambiente perfeito para um almoço despretensioso em São Paulo, embora também funcione (e seja igualmente acolhedor) para jantar.

Mas a ideia de curtir o clima do jardim e a leveza do restaurante que apostou em um espaço aberto (em tempos de pandemia é ainda mais uma boa pedida), móveis de madeira clara e muito vidro fica mais convidativa com a luz do sol.

Para deixar o clima ainda mais descontraído, a gastronomia aposta nos pratos preparados na brasa, especialidade do chef Felipe Bronze. A apresentação sofisticada dos partos tem um clima “cool chique”, mas é no sabor dos pratos que o Pipo São Paulo me conquistou de vez (e olha que já estava encantado com o ambiente a proposta do restaurante).

Para ter uma noção melhor do que Felipe Bronze preparou para o Pipo São Paulo, optei pelo menu degustação, para experimentar uma maior quantidade de pratos e sabores. E a escolha não poderia ter sido mais acertada. Nos cinco tempos, alguns com mais de um prato, pude conhecer alguns pratos que são o destaques da casa, bem como alguns clássicos já conhecidos do chef.

Tudo começa com um gin tônica rosé infusionada com hibisco e o refrescante mate da casa com espuma de limão (tem coisa mais carioca?). Para começar com as comidinhas, Steak Tartare defumado e Ceviche de Atum com melancia na brasa. Apesar de não constar no menu degustação, o chef nos mandou a Burrata para experimentar. E só posso dizer uma coisa: Experimente! Uma das melhores que já comi. Tudo isso veio acompanhado de deliciosos pãezinhos tostados na brasa.

Continuando os sabores que nos levam ao aconchego proposto pelo Pipo São Paulo, uma sessão de friturinhas, com coxinha de frango na brasa, o saboroso pastel de banana com queijo pardinho e o surpreendente mini sanduíche “Berinjoia”, que substitui a carne com tempura de berinjela.

Tudo preparando para o momento principal. Uma costela de 18 horas que desmancha na boca e veio acompanhada de um socarrat com camarões, uma tradição espanhola para os amantes da brasa.

Pra finalizar um trio de sobremesas que desfilam diferentes sabores, que se completam com perfeição: arroz doce com manga tostada e crocante de amendoim, bolo de cacau com sorvete e o famoso pudim do chef Felipe Bronze (esse jamais poderia ficar de fora).

Visualmente as porções podem não parecer grandes, até porque servem duas pessoas. Mas a quantidade de comidinhas que experimentamos garante uma refeição deliciosa e completa. E o melhor, na medida certa. Satisfaz e não nos deixa com a sensação pesada de que comeu muito, o que ocorre em alguns menu degustação.

Minha dica? Não demora tanto tempo quanto eu para conhecer o Pipo São Paulo.

Pipo São Paulo

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa

Telefone: (11) 3530-1760