Couvert: outras dicas de Rosca de Reis e muito mais

Na primeira edição da coluna Couvert de 2018, mais dicas de onde aproveitar a Rosca de Reis, tradicional bolo servido no dia 06 de janeiro. Você ainda fica por dentro das novidades gastronômicas nos restaurantes, dicas de gastronomia em Bariloche e muito mais.

– Rosca de Reis –

Confeitaria Manon_Rosca de Reis-crédito DivulgaçãoNa última Couvert de 2017 já demos algumas dicas de Roscas de Reis, mas ainda dá tempo de aproveitar outras sugestões para amanhã, dia 06. A Confeitaria Manon, no Centro, prepara o pão festivo (foto) em três tamanhos, com frutas glaceadas e, como manda a tradição, com uma prenda escondida no recheio, que pode ser uma aliança ou um santinho. Quem a encontra tem promessa de sorte ao longo do ano.

Em São Paulo, a Ofner celebra a data com o Bolo Rei, feito com frutas em pedaços e inteiras, nozes, amêndoas e passas, no tamanho de 1 kg. Já o gastrobar francês Les 3 Brasseurs comemora com a torta conhecida como Galette des Rois, que contém um pequeno brinde dentro, chamada de fève. Entre os dias 06 e 10 de janeiro, no almoço e jantar, os clientes que tiverem sorte encontrarão a fève na torta e ganharão uma coroa simbólica. A saborosa Galette des Rois é feita com massa folhada e pasta de amêndoas e é servida em pedaços, ou inteira por encomenda, para quem quer levar a tradição para casa.

– Gastronomia em Bariloche –

A pequena cidade da Patagônia Argentina oferece muitas opções para os amantes de cervejas, chocolates, carnes, peixes e chás. Para os cervejeiros, são aproximadamente 25 empreendimentos entre bares e fábricas dedicados à bebida. Diferente dos churrascos de chão da região dos pampas, na Patagônia, é mais comum a utilização de trutas e salmão, muito comum nos lagos da região, além de carneiros e javalis. A técnica chamada curanto também pode ser encontrada no preparo dos alimentos locais, onde os alimentos são assados em pedras quentes. Pelo centro de Bariloche é possível encontrar diversas casas de chá, que além da bebida oferecem diversas opções de doces e salgado. Uma ótima pedida para um lanche da tarde.

– Novidades nos cardápios –

O La Mole criou um menu completo para o verão. Entre os destaques o Refogado dos Mares com lula, camarão, mexilhão e palmito refogados em alho e óleo, acompanhado de arroz com brócolis e salada de mix de alfaces; a Quiche de Bacalhau e salada verde; e a salada campestre com grelhado à escolha (filé mignon, salmão, frango ou truta). Na sobremesa, morangos acompanhados de sorvete de creme e chantilly, com leve toque de castanha picada.

Para refrescar, a Manon fabrica o seu próprio sorvete artesanal desde a inauguração da casa, em 1942. Ele pode ser servido em taça (uma ou duas bolas) ou acompanhando algum dos doces da casa como o Pastel de Belém. Na sua versão mais incrementada ele estrela sobremesas campeãs de pedidos na casa, como o Sundae e a Banana Split.

Uma deliciosa novidade acaba de chegar ao especial menu do Yumê, o Sashimi Himalaia. A inspiração buscou juntar o toque do sal rosa do Himalaia em forma de pedra resfriada, na qual são dispostos os ingredientes frescos do sashimi. A primeira combinação é composta por um mix de sashimis de atum, salmão e vieira; já a segunda traz o exotismo dos sashimis de ouriço, ostra e polvo; e a última preparada com sashimis de cavala, namorado e ovas de salmão.

Barthodomeu destaca uma opção que é a cara do verão: o Carioca Mule com mate da casa, vodka ketel, limão e gengibre. As tradicionais caipirinhas também estão presentes no cardápio do Barthô em duas versões: individual e jarra de 1,5L, ideal para dividir com os amigos.

No recém-inaugurado Charbon Rouge, o chef Pedro Pecego aposta em duas versões de ceviches para o verão. O de Frutos do Mar leva peixe branco e camarões marinados no molho de leite de tigre, cebola roxa, coentro, pimenta dedo de moça e é finalizado com lula empanada e chips de aipim. Já o Ceviche Tropical, aposta veggie do cardápio, é feito com banana, manga, caju, castanhas, cebola roxa, coentro e pimenta dedo de moça com ao molho nikkey. A entradinha ainda é finalizada com lâminas de coco.

Billy the Grill lança o menu “Pratos fitness” para embalar a chegada do verão. Entre as sugestões, a Salada Caesar com isca de frango; o Filé de frango com seleta de legumes, brócolis refogado e arroz integral; e o Baby Beef com arroz integral, brócolis refogado e seleta de legumes.

O bistrô Cordillera no Cittá América traz receitas de empanadas e alfajores da sócia e sommelière argentina Maria Eugenia, com destaque para o Alfajor “Santafesino” – originário da região de Santa Fé – que leva várias camadas de doce de leite intercaladas com uma fina massa tipo folhada e coberta com um glacê real com toque de limão siciliano.

Carne crua, tangerina, KatsuoboshiO chef Pedro de Artagão aposta em delícias no gelo para aliviar o calor do verão carioca. No Azur a dica é degustar as Ostras da casa, que vem de Santa Catarina e são servidas no gelo. No Irajá, vale experimentar a Carne crua, com tangerina e katsuoboshi – um lombo do atum curado, seco e ralado -, também servida no gelo (foto).

O Botequim Raízes na Tijuca destaca em seu balcão de frios, o polvo à vinagrete; ceviche; aliche; e punheta de bacalhau, entre outras iguarias. Entre as opções quentes, destaque para as versões de coxinha de costela e de rabada; bolinho de siri; e o harumaki de jiló com linguiça.

Em Curitiba, a chocolateria Cuore di Cacao oferece uma degustação orientada. Normalmente feita em duas etapas, a experiência começa com bate-papo sobre como é feito o chocolate e suas curiosidades; e a segunda com a degustação de 8 a 10 chocolates para entender, na prática, todo esse processo e as diferenças entre os alimentos. Existe ainda a opção de uma terceira etapa, que é a de harmonização do chocolate com bebidas.

– Gin Artesanal –

A Microdestilaria Hof introduz no país o primeiro Gin maturado em barricas de carvalho produzido no Brasil. O nome “Minna Marie” é uma homenagem à mulher que é matriarca da família Braunhloz que emigrou para o Brasil. O gin artesanal é a expressão de um clássico, o tradicional “London dry gin”, ousado, complexo e aromático, mas com a suavidade e equilíbrio suficiente para um Martini ou uma Gin &Tonica. Serão comercializadas duas versões, a “Oak Aged” com um tom levemente mais escuro e engarrafado com 40% de teor alcoólico; e a outra, denominada cristal, pura e branca, que não descansa em barris e possui 44% teor alcoólico. Disponível em embalagens de 750 ml e 375 ml.

– Guia Michelin na Tailândia –

Um novo capítulo na dinâmica evolução culinária da Tailândia se deu com o lançamento do primeiro Guia Michelin Bangkok. Um total de 98 restaurantes tailandeses, asiáticos e internacionais, incluindo pela primeira vez 28 bancas tailandesas de comida de rua, são apresentados no guia inaugural Michelin. A seleção do Guia Michelin Bangkok 2018 possui 3 restaurantes de duas estrelas, 14 restaurantes de uma estrela e 35 restaurantes Bib Gourmand. É o primeiro passo em um projeto conhecido como o Guia Michelin Tailândia, abrangendo o período 2017-2021.

– Rodízio de petiscos japoneses –

O izakaya mais descolado do Rio está de volta com uma novidade, um rodízio de petiscos. Localizado no Vogue Square e sob a batuta do renomado Shin Koike, o Román Izakaya oferece o rodízio de quarta a sábado a partir das 18h, no valor de R$ 59,90. Entre os petiscos estão itens como o Hot Roll, um sushi empanado em flocos de arroz coroado por tartare de salmão com um toque de azeite trufado, o canapé no pão bun com guacamole e porco, o harumaki de camarão, a gyoza da casa, a lula à milanesa, entre outras delícias. Completando, entre 20h30 e 21h30 o chope Stella Artois está liberado.