Couvert: Dicas para quem ama hambúrguer e muito mais…

Novidades em drinks para você beber! Uma série de dicas para quem curte hambúrguer! Muitas novidades nos menus de restaurantes de todo o Brasil! Aulas gastronômicas no Zona Sul da Barra! Jantar especial no Leblon! Ainda tem eventos esportivos em Caldas Novas, Rio e São Paulo! Confira a nossa coluna de gastronomia!

– Eventos gastronômicos –

A Feira Hippie de Ipanema (Rio), realiza seu segundo evento de comida de rua e cerveja artesanal do ano. O Hippie Beer Food acontecerá amanhã (10/02) na parte interna da Praça General Osório, bem próximo à saída do metrô. Nessa edição, o evento contará com cerca de 30 expositores, entre eles as cervejas artesanais Malte Carioca, Guapa, Odin e Vírus; além dos já famosos e aclamados acarajés e comidas típicas da Bahia, que são um patrimônio da feira.

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, a Cervejaria Ideal (São Paulo) movimenta seu deck com a primeira edição do Festival de Yakitoris. Na data, a chefe Mafê Mattos prepara, a partir das 12h, espetinhos de Alcatra com mozarela e molho teriaki), Coração de frango com tomate cereja), Veggie elaborado com mix de vegetais, Frango marinado no iogurte e de Shimeji com bacon.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, a parte externa do Eataly ganha barraquinhas com grandes marcas e diversas opções de petiscos, além de música com DJ convidado. O Cocktail Fest oferecerá mais de 20 coquetéis acompanhados de pesticos do Bar do Luiz, queijos D’Farm e gelatos Venchi.

De 17 a 23 de março, os hóspedes do Rio Quente (Caldas Novas – GO), complexo turístico localizado em meio ao cerrado brasileiro, terão a oportunidade de curtir uma programação voltada à gastronomia, com destaque para as comidas típicas da região. A semana Sabores do Brasil terá aula show com participantes do programa Masterchef, palestras com nutricionistas, e workshops com chefs.

– Novidades nos menus dos restaurantes –

a1Osteria Donna Lena, localizada no coração do bairro Cabral (Curitiba), laborou um prato de macarrão pappardelle artesanal de fabricação própria ao molho de vinho branco, ervas e limão siciliano, ovo perfeito, folhas fritas de couve e fatias do Parma artesanal finamente cortadas e servidas em sua forma natural para não perder suas propriedades.

Bar Leblon (Rio), espaço recém-inaugurado em um ponto estratégico do bairro da Zona Sul, acaba de lançar um cardápio especial com petiscos exóticos, em parceria com o renomado chef Barão. São quatro novidades, a começar pelo Quibe de Javali, passando pelo Bolinho de Canja e Bolinhas de Quatro queijos, além do Presunto de Pato Defumado.

Delicadeza, leveza e frescor definem as novidades de verão no Quadrucci (Rio), assinadas pelo chef Ronaldo Canha. São cinco novos pratos que trazem alguns ingredientes que aparecem pela primeira vez no restaurante. Começando pelas entradinhas, o salmão curado acompanhado de creme de burrata, aneto e limão; ou a releitura da ceaser salad com mini alface romana servida com camarões grelhados, gomos de laranja pera e croutons feitos na casa. Para os principais, um dourado grelhado acompanha a couve flor em três versões: mousseline, farofa e nhoque; e a lula recheada com camarão e farofa de camarão seco, acompanhada de quinoa com lentilha puy e molho nero de sépia. Finalizando, mousse de chocolate e pistache com crumble de pistache.

Casa Momus (Rio) acaba de lançar o menu Just In Time, ideal para quem deseja degustar receitas rápidas e saborosas. As opções incluem gnocchi ao molho de tomatinhos com mozzarela de búfala e manjericão; mignon suíno ao molho agridoce com risoto de limão; kafta marroquina ao molho de iogurte com risoto de rúcula; filé de frango grelhado com molho de ervas, mix de folhas e fritas; e salada de atum com ovos, mix de folhas, tomate cereja, alho poró e vinagrete cítrico com mel.

O L´Entrecôte Paris Ipanema (Rio) acaba de lançar novas opções no cardápio. Além do tradicional Entrecôte acompanhado com batata frita e molho especial, o cliente pode escolher uma salada para acompanhar a carne, ou somente a salada. As opções são Salada Fromage – Mix de Folhas Verdes, Nozes Picadas, Crostini com queijo gratinado e figo com molho especial; Salada Shitake & Brie – Mix de Folhas, lâminas de amêndoa, shitake e brie derretido; e Salada Bourbon – Mix de Folhas Verdes, Lâminas de Maçã Verde, Nozes Picadas regada com molho Bourbon.

MariaEOBoi_Porquinho duplo X_CredTomasRangel bxO luar foi a grande inspiração dos novos pratos do Maria e o Boi (Rio). Intitulada “Maria e a Lua”, a nova seção traz pratos individuais para serem pedidos a partir das 19h. As novidades são Bife ancho com cogumelos cremosos, misto de batatas assadas no alecrim; Picadinho de Borgonha com mac’n cheese; Porquinho duplo X à parmegiana com purê queijudo trufado; Arroz molhadinho de polvo, camarão e especiarias; e o Atum semicru com molho romesco, aspargos e pupunha assado. 

O restaurante Adegão Português (Rio) oferece até março o cardápio de verão. Dentre os destaques, Carpaccio de Bacalhau com vinagrete é uma boa pedida, leve e bem fresquinha. Outras opções saborosas, Ceviche de camarões e Tilápia com salada fresca e Tartare de bacalhau com folhas amargas.

O Le Coq Bar e Bistrô (Petrópolis – RJ) renovou o cardápio. De entrada, destaque para o Mix de Bruschetta, com uma de gorgonzola e pêra  com nozes, e uma de tomate com pesto; e o bolinho de pamonha. Para o prato principal, muitas novidades, como a Truta grelhada ao molho de shimeji, com batata sauté e aspargos; o espaguete de abobrinha com shitake; e o nhoque de baroa ao molho pesto de rúcula com salmão grelhado. Na ala dos risotos, destaque para o Risoto cremolata com tornedor de mignon; e para o risoto de aspargos com camarão. Há também cinco opções de hambúrgueres, como o Hambúrguer artesanal de carne bovina com Cheddar e bacon; e o hambúrguer de costela suína com barbecue.

O restaurante Olive Garden agora apresenta, além da mundialmente famosa House Salad, três novas opções de salada no cardápio: Chicken Pesto Salad, com suculentas tiras de frango grelhado acompanhadas de massa conchiglione, rúcula, mozzarella de búfala e tomate cereja, temperados com os molhos Pesto e Italiano, finalizada com nozes picadas; Shrimp Scampi Salad, com camarões ao molho de vinho branco, manteiga e alho acompanham um mix de alface, repolho roxo, cenoura, cebola roxa, azeitonas pretas e aspargos temperados com molho Italiano; e a Mediterranean Salad, feita com rúcula, lentilhas italianas com raspas de limão siciliano, tomate cereja, cebola roxa e azeitona preta, pedaços de queijo coalho grelhados, temperada com molhos Italiano e Balsâmico cremoso e agridoce.

– Burger Lovers –

Bullguer (Rio) apresenta uma novidade tentadora: o Sheik Cheddar.  O burguer é montado em pão tipo brioche, leva carne 100% Black Angus, cheddar inglês Joseph Heller e cebola caramelizada. A delícia em edição limitada fica no cardápio da casa até 28 de fevereiro.

a6O destaque da vez no Busger (São Paulo) é o  Miracle, que é feito com pão de hambúrguer recheado com 160 gramas de carne Angus Gold, queijo prato duplo gratinado, cebola caramelizada, tomate, agrião e maionese de rúcula.

Queridinha dos cariocas, a hamburgueria B, de Burger chega ao BarraShopping. Instalado em uma espaçosa loja no Nível Lagoa do shopping, o restaurante se destaca pelo clima vintage e arquitetura moderna. Destaque para a cozinha aberta e de vidro, em que o público consegue ver a produção de burgers e outras opções da casa.

De segunda a quinta-feira, a partir das 17h, com double bud e double becks no happy hour do Burger Joint na loja do BarraShopping (Rio). A hamburgueria ainda reúne seus melhores sanduíches em combos irresistíveis, compostos de sanduíche, fritas da casa e refrigerante.

– Para beber –

O mixologista Tato Giovannoni, do restaurante Páru Inkas, em São Conrado (Rio), elaborou drinks super refrescantes para o verão. São sete opções para saborear!Entre as novidades da casa estão o Água Amarela, elaborado com Amázzoni, suco de maracujá e água tônica e o Birra, com Martini, Campari e Cerveja Praya. Há, ainda, o Rapadura, feito com limonada, cachaça, vodca e rapadura e o Vinheiro Italiano Spirit, com suco de melancia, aperol, vinho branco e prosecco.

Puxadinho Pub (Rio) amplia as opções de seu cardápio e passa a oferecer aos clientes uma nova seção de drinks. Além do clássico Mojito, a Michelada, tradicional bebida do México, ganha versão carioca pelas mãos do chef Lucas Borges. A bebida combina suco de limão, molho inglês, molho de pimenta da casa, sal temperado, tequila e cerveja Corona.

Bar Diniz (São Paulo) traz novas receitas de Chás Gelados. Dentre as pedidas está o Chá do Diniz, que leva chá mate, abacaxi, suco de limão e mel. O bar também oferece os Saborizados, que pode ser feito com cranberry, limão siciliano, romã, pêssego e maçã verde.

Na próxima sexta-feira (15/02), às 19h, o espaço Farinha Pura Experiência (Rio) vai oferecer uma aula seguida de degustação de drinques preparados com gin italiano Malfy. O encontro será comandado pelo mixologista Lelo Forti.  As inscrições podem ser feitas no local.

– Aulas de gastronomia –

A inovação e a interatividade são as marcas da novíssima loja modelo do Zona Sul na Barra da Tijuca (Rio). Entre as atrações idealizadas para celebrar os 60 anos da rede, o Estação Sabores receberá aulas com chefs famosos. Um deles é Cristophe Lidy, chef que comanda os diversos “pequenos restaurantes” do empreendimento. Em sua primeira aula, no dia 12 de fevereiro, o mestre-cuca vai ensinar formas diferentes e atraentes de preparar salmão. Marcelo Malta, expert do Zona Sul e especialista em carnes e dono de casas de sucesso, como Sabor D.O.C e Malta Beef Club, vai desvendar as diferenças entre os cortes das raças Britânicas e Nelore no dia 14. Para os que desejam ter uma alimentação mais saudável, mas sem abrir mão do sabor, a chef Aline Tavares, do Caverna Bar, vai dar dicas para o preparo de receitas criativas de hambúrgueres veganos no dia 18. Na última semana do mês, no dia 27, os 100 anos do drink mais brasileiro de todos será celebrado em grande estilo. Dois renomados bartenders ensinarão ao público receitas modernas e autorais de caipirinha. As inscrições para as aulas gratuitas podem ser feitas pelo telefone (21) 97901-6886.

– Jantar especial –

Dia 12 de fevereiro, o restaurante Ojo convida o chef Frédéric Monnier para um jantar em cinco etapas divididas entre amuse bouche, duas entradas, principal e sobremesa. Começando com um royale de lagosta primeur; para as entradas crocante de confit de barriga ao gelée de limão e rabanete e petit gateau de cogumelos e pato defumado com emulsão de parmesão. Em destaque, como principal, o emblemático cordeiro 7 horas ao étuvée de legumes da terra. Para finalizar, fondant de chocolate callebault meio amargo com frutas vermelhas.