Babbo Osteria: novo restaurante italiano em Ipanema já é sucesso
Quem acompanha o trabalho (e carisma) de Elia Schramm já sabia que o primeiro restaurante de propriedade do chef seria sucesso. Mas, aberto há poucos dias (18/10), o Babbo Osteria, restaurante italiano em Ipanema, já coleciona críticas elogiosas, destaque nas redes sociais e um um público fiel que lota a casa desde o primeiro dia.
Leia também: Sete chefs indicam os melhores restaurantes no Rio
O chef que tem experiência em hotéis de luxo e restaurantes estrelados na Inglaterra e na França, coleciona desde seu retorno ao Brasil sucesso por onde passa. Com destaque para quando comandou a cozinha do Laguiole, onde recebeu a sua estrela Michelin, até o comando de sete casas gastronômicas do Grupo 14Zero3, onde revolucionou a gastronomia carioca ao oferecer uma experiência de alta qualidade com valores acessíveis.
Somada a toda essa experiência, Elia leva ao novo restaurante italiano em Ipanema as memórias afetivas de sua infância, na parte italiana da Suíça. Inspiração para o menu, ambiente e para o nome. Uma justa homenagem a seu pai, responsável pela sua paixão pela gastronomia.
O Babbo Osteria é acolhedor no menu afetivo, elaborado com produtos frescos e orgânicos privilegiando pequenos produtores; no ambiente acolhedor, recheado de objetos da herança familiar do chef Elia Schramm; e na cordialidade do serviço com alma carioca, igualmente presente no bairro escolhido para o primeiro voo solo quanto no estilo de vida do chef.
A tradição italiana está em cada item do menu, assim como a técnica francesa e o cuidado nos detalhes (em destaque para a charmosa louça). Bem receber para Elia é muito mais que servir uma comida de qualidade, passa também por um ambiente intimista, equipe cuidadosamente seleciona e treinada, e até detalhes como não cobrar rolha, apesar da boa seleção de vinhos e drinks oferecidos.
Minha experiência no Babbo Osteria – restaurante italiano em Ipanema
O Cannoli ai Gamberi (massa da canoli salgada com salada de camarão) é o antipasto queridinho nas redes sociais. Mas foi a Parmigiana di Melanzane (berinjela crocante à parmegiana) e o Ballotine de foie gras brulée com comportas de frutas vermelhas que me chamaram a atenção. Pedidos certeiros, acompanhados de drinks autorais, que começaram a minha experiência da melhor maneira.
De principal, eu e meu acompanhante experimentamos o italianíssimo Polpetone recheado com mozzarella de búfala, acompanhado de tagliollini na manteiga de sálvia; e o sensacional Gamberi. O Raviole aberto de camarões com texturas de abóbora surpreende deste a apresentação até o sabor. Uma obra prima!
Fechamos nossa experiência com o Fondant de chocolate belga com sorvete de avelãs (Elia consegue excelência até na sobremesa mais comercial) e o levíssimo Pistachio & Limone. A massa choux craquelin que já conhecia de outro restaurante comandando pelo chef ganhou um acompanhamento leve e saboroso de creme de pistache e caramelo salgado, junto com anglaise de limão siciliano.
A nossa experiência no Babbo Osteria foi impecável do início ao fim. Poderia até dizer que não surpreende pelo histórico do chef. Mas Elia se superou e consegui, até mesmo para um fã de sua gastronomia como eu, apresentar em seu restaurante italiano em Ipanema excelência em todos os quesitos.
Ah, certamente voltarei em breve para experimentar outros pratos e atualizo a matéria!
Gina Ramalho
Estive ontem e fiquei super feliz com meus pedidos, os drinks maravilhosos.com excelência o ravioli de camarão e o polvo super saboroso no ponto.
Acho difícil encontrar algo ruim neste restaurante mágico
Alzira
Estive ontem 27/12/2021. Serviço impecável, cozinha maravilhosa. Como não tínhamos reserva e sabia- mos q teria q aguardar, valeu apena nossa espera. Parabéns a toda equipe. Sucesso sempre.
Fêlix Marinho
Acabei de ouvir a entrevista com o Chef Elia Schramm,
proprietário do restaurante Babbo Osteria, na rádio CBN – RJ. Dando sugestões para as ceias de Natal e Ano Novo, respondendo dúvidas dos ouvintes e comentando sobre o seu restaurante. Sinceramente, fique com vontade de conhece-lo e degustar as delícias sugeridas pelo Chef. Acredito ser uma excelente pedida para a descontração do réveillon e do verão.
Sendo que não posso deixar de parabenizar ao chef Elia Schramm por acreditar no Rio de Janeiro. Esperamos que outros empreendedores sigam o seu caminho e invistam na nossa cidade, gerando empregos, divisas e sabores. Pois a grande tendência da nossa cidade maravilhosa é o turismo, a arte e sobretudo a gastronomia.
Seria simplesmente maravilhoso que além da zona sul, a revitalizada área portuária se transforma-se em um grande polo das artes e da gastronomia, dialogando assim com a cidade de Niterói do outro lado da baía, que tem um projeto semelhante.
Boas festas a todos.
Esmeralda de Carvalho Monteiro Guedes
Vocês vao abrir para almoco no dia 25/12?
Maria Celina
Gostei muito
Lygia Marina
Gostei muito do Babbo. Gostaria de saber se posso levar o vinho e pagar rolha. Muito grata.
Otavio Furtado
O restaurante não cobra rolha. Você pode levar o seu vinho