As belezas de Trancoso, no sul da Bahia

Quando se pensa em tranquilidade no sul da Bahia, o primeiro local que vem à cabeça é Trancoso. Cenário de paisagens paradisíacas, com um ar descontraído e rústico, o destino já alcançou fama internacional, atraindo turistas e celebridades do mundo inteiro. Além das praias, alguns pontos turísticos merecem ser incluídos no roteiro.

Fundado no inicio da colonização portuguesa pelos Jesuítas, Trancoso foi descoberto pelos hippies nos anos 70, e desde então se tornou um dos destinos mais cobiçados do Nordeste. O Quadrado de Trancoso é o ponto mais famoso e badalado da vila. É nele onde tudo acontece, principalmente durante a noite. Tombada pelo Patrimônio Histórico, a praça histórica é considerada uma das mais encantadoras do Brasil, com charme sem igual, o Quadrado está localizado do alto de uma falésia com vista para o mar. A gastronomia também é forte nos arredores do Quadrado. Das barracas de tapioca até os restaurantes de alta gastronomia, que costumam abrir suas portas no fim da tarde. Como não poderia ser diferente, o que não pode faltar no menu são peixes e frutos do mar, porém, há uma grande variedade de influências e sabores.

 

A Igreja de São João de Trancoso, também localizada no Quadrado, merece uma visita sem pressa. Pequena e encantadora, foi erguida em 1656 e forma um cenário único com o mar ao fundo. É justamente nos fundos da construção que está um dos melhores lugares para tirar fotos da vila. Vale a pena acordar cedinho para ver o sol nascer do alto da falésia.

Enquanto o agito noturno fica na região do Quadrado, durante o dia o que atrai os turistas são as praias de Trancoso. A vila conta com faixas de areia desde o centro até lugares mais afastados que merecem um roteiro completo. Próximo ao Quadrado, a Praia dos Nativos tem águas calmas e larga faixa de areia, e abriga a Pousada Estrela D’Água que oferece 20 suítes e 8 bangalôs em um ambiente acolhedor e integrado a natureza, de acordo com as normas ambientais da região.

A Praia dos Coqueiros, com fácil acesso por caminhada, conta com beach clubs e barracas para os turistas. Ainda próximo à vila, a 15 minutos do Quadrado, a praia Rio Verde é mais sossegada que as primeiras, apesar de também reunir as famosas barracas com espreguiçadeiras e serviços de alto padrão. Os surfistas preferem a praia da Itaquena, a Barra do Rio Trancoso revela o encontro do rio com o mar, e as praias de Itapororoca e Patimirim, que são mais desertas, perfeitas para quem quer fazer uma caminhada relax.

Listada entre as mais bonitas da Bahia, a Praia do Espelho conta com um mar de águas cristalinas e uma combinação de falésias, corais e coqueiros que formam um cenário de tirar o fôlego. A 20 km do centro do Trancosco, a praia também conta com estrutura de pousadas e bares para atender os turistas.