Camarote Salvador: sustentabilidade ganha foco na comemoração dos 40 anos do axé
Camarote Salvador comprova que inclusão e sustentabilidade também podem fazer parte da folia

O Camarote Salvador, um dos mais renomados e celebrados do carnaval brasileiro, está elevando a experiência da folia a novos patamares com um compromisso com a sustentabilidade e a acessibilidade.
Para este Carnaval, em que a capital baiana celebra os 40 anos do axé, o camarote estabeleceu a meta Lixo Zero até 2026, e pode se tornar o primeiro do mundo. Danielle Pires, coordenadora de Sustentabilidade do camarote, enfatizou a audácia dessa meta: “A meta, na verdade, ser lixo zero, é uma meta audaciosa. E a gente tem conhecimento de desafios para alcançar isso”.
Ela complementa que o trabalho tem sido contínuo nos últimos anos para a marca. “Sustentabilidade não é uma coisa que acontece de uma hora para outra. É um processo, que a gente vem trabalhando de maneira intencional para que aconteça. Para além do que a gente faz, do que nós já temos como planejamento, é a gente criar esse engajamento, seja para o nosso cliente mesmo final, os foliões que estão aqui”.
Para isso, o público é incentivado a adotar copos reutilizáveis e a participar de campanhas de conscientização sobre o não desperdício. Quem curte o camarote percebe uma série de ações para reduzir o impacto ambiental, incluindo coleta seletiva, compostagem e logística reversa de materiais como vidro, plástico e alumínio. Um destaque é a parceria com a Costura Solidária Sustentável, onde as lonas utilizadas na cenografia são transformadas em bolsas, gerando renda para costureiras locais e evitando o descarte inadequado.
O alinhamento vai além das ideias de sustentabilidade, com investimento em acessibilidade para garantir que todos os foliões possam desfrutar da festa. Camilla Lanza, diretora de Produção do Camarote Salvador, afirma: “Desde o primeiro dia, a gente recebeu cinco cadeirantes. É gratificante saber que eles reportaram pra gente sobre como o camarote estava sempre sendo acessível”.
O espaço oferece rampas, plataformas elevatórias e outros recursos para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência.
Ao integrar sustentabilidade e acessibilidade em sua essência, o Camarote Salvador se destaca como um exemplo de como é possível celebrar o carnaval de forma consciente e responsável – em meio aos confetes e serpentinas carnavalescas, na celebração que é referência para todo o país.
Por Edu Carvalho – colaborador