Caviar e champanhe na Rússia

O Belmond Grand Hotel Europe, um ícone de São Petersburgo há mais de 140 anos, é endereço do único restaurante da cidade russa dedicado ao caviar. A novidade do Caviar Bar & Restaurant é a sua parceria com a renomada casa de champanhes Dom Perignon, que passa a oferecer harmonização da bebida com o melhor caviar do mundo.

Segundo o mâitre do restaurante, Alexander Dmitriev, há duas maneiras de degustar a iguaria: o estilo russo, acompanhado por vodca, ou à moda francesa, por champanhe. A sensação das delicadas bolhas na língua é similar à das ovas se abrindo. Em colaboração com o embaixador da Dom Perignon na Rússia, Alexey Mitrofanov, o mâitre desenvolveu combinações gastronômicas baseadas nos subtons de vintages para enfatizar certas características do caviar. Dessa forma, os hóspedes poderão escolher, entre 12 rótulos exclusivos da grife, e serão guiados durante o processo pelo sommelier, que aconselhará a melhor combinação de caviar conforme o champanhe escolhido.

Entre os destaques, sete rótulos vintages de uvas brancas e rosés, assim como o premiado Dom Perignon P2 vintage 1998, o melhor da coleção do produtor e notável por seu aroma forte, encorpado e acolhedor com notas de madressilva, citrus e amêndoas torradas. São 15 as variedades de caviar, e um prato único da casa, com o curioso nome de “Egg in Egg”, é composto por ovo de galinha com ovas de esturjão, unidos para criar ovos mexidos com sabor de trufa e completados com um raro caviar iraniano de cor dourada.

Localizado no coração da capital cultural da Europa Oriental, o Belmond Grand Hotel Europe alia o charme e a elegância da Rússia czarista do século XIX com o conforto contemporâneo. A propriedade desfruta de localização privilegiada, a famosa Nevsky Prospekt, principal avenida de compras de São Petersburgo, e fica a poucos paços da Praça do Palácio e do Palácio de Inverno. O Caviar Bar & Restaurant mantém sua impressionante lista de vodcas com mais de 35 variedades e 15 variedades de destilados, assim como uma seleção de licores da casa criados por Dmitriev e inspirados por diferentes temas, de antigos livros de receita a arquivos familiares. Algumas das criações mais originais  incluem a receita do Extremo Oriente para ressacas – vodca com pinhões, alho e pimenta – e, também, para resfriados – vodca de gengibre com limão e mel.