Novo espetáculo do Cirque du Soleil no Brasil enaltece empoderamento feminino

Já está em cartaz em São Paulo, no Parque Villa Lobos, o novo espetáculo do Cirque du Soleil no Brasil. Amaluna, que enaltece a força e o empoderamento das mulheres, fica em cartaz na capital paulista até 17 de dezembro, quando segue para o Rio de Janeiro onde ficará de 28 de dezembro a 21 de janeiro de 2018 no Parque Olímpico.

Amaluna convida o público a uma ilha misteriosa governada por Deusas e guiada pelo ciclo da lua. Para marcar a passagem de sua filha Miranda à idade adulta, a rainha Prospera organiza uma cerimônia que homenageia a feminilidade, a renovação, o renascimento e o equilíbrio. Mas uma tempestade leva um grupo de jovens até a ilha e surge então uma história de amor entre a filha de Prospera e um bravo jovem pretendente. Para conta essa estória, que já passou por 30 cidades de 10 países e foi visto por mais de 4 milhões de espectadores, pela primeira vez um elenco do Cirque du Soleil é majoritariamente feminino, além da banda ser composta exclusivamente por mulheres.

Os figurinos do espetáculo refletem o que seria a localização da ilha de Amaluna, em algum lugar no Mediterrâneo, como um ponto de encontro entre o Oriente e o Ocidente. Uma simbiose entre teatro e acrobacia faz com que os artistas usem uniforme de desfile para os momentos mais teatrais do show e figurinos de performance para executar os números. Já o som, com as guitarras muito presentes, oferecem ao público uma música direta, sem ornamentações. Os músicos às vezes compartilham o palco com acrobatas, o que combina perfeitamente com a energia da trilha sonora. Já o projeto cenográfico cria uma ilha misteriosa, verdejante e encantada. Seu elemento mais importante é uma floresta cuidadosamente recriada com ramagens semelhantes a bambus, que serve para emoldurar a ação.

O espetáculo que estreou em Montreal em abril de 2012 é realizado por 46 artistas e uma equipe adicional de 68 funcionários. Em um,a verdadeira Torre de Babel, mais de vinte nacionalidades se misturam para apresentar pelo mundo um espetáculo impressionante.

Em São Paulo as apresentações do novo espetáculo do Cirque du Soleil no Brasil acontecem de terça a sexta às 21h (com sessões às 17h30 em algumas datas específicas), sábados às 17h30 e 21h e domingo às 16h e 19h30. No Rio, as sessões serão de terça a sexta às 20h (com sessões às 16h30 em algumas datas específicas), sábados às 16h30 e 20h e domingos às 16h e 19h30. Os ingressos podem ser adquiridos online. Os valores variam entre R$ 125 (meia entrada para o setor 3) e R$ 450 (inteira para o setor premium).