O melhor da comida dos bares na Liga dos Botecos

O Rio de Janeiro sempre foi famoso pelo seu clima descontraído de reunir os amigos em bares e botecos para tomar uma cerveja, enquanto belisca algumas comidinhas. Fato é que essas comidinhas se tornaram a cara do Rio e cada vez mais elaboradas, entraram de vez no coração do público boêmio e ganharam novos adeptos do mundo gourmet e turistas. A Liga dos Botecos em Botafogo surge no intuito de unir o melhor da comida dos bares em um só local.

Tudo bem que não são todos os botecos que está ali reunidos, mas quatro grandes representantes de diversas partes do Rio, aportaram em Botafogo para mostrar o porquê fazem tanto sucesso em suas casas originais. No estiloso casarão na rua Álvaro Ramos, estão as sugestões mais famosas dos queridinhos Botero, Bar do Momo, Cachambeer e Bar da Frente.

É justamente o descontraído clima carioca que é exaltado na Liga, como é carinhosamente chamado o bar. Além de varanda ao ar livre, o ambiente externo conta com mesa compartilhada para curtir com amigos e alguns locais nos disputado balcão. No salão interno, a decorando despojada reúne fotos dos bares participantes, assim como pôsteres com dizeres bem  extrovertidos.

liga ambiente

Primeiro, esqueça aquele conceito que boteco só tem cerveja para acompanhar as comidas. Na Liga dos Botecos a carta começa na cerveja e chope, mas passa pelos queridos gin tônicas e outros drinks, vinhos e a tradicional caipirinha. Se estiver na dúvida, peça a sugestão do bartender Laércio, que criou o Sol Nascente para acompanhar nossa noite. Um gin tônica que leva também Aperol. Outras sugestões para quem curte a bebida é experimentar o de Tangerina com Gengibre e o de Morango com Manjericão.

Na ala das comidas, o cardápio é bem vasto, passando por todos os “hits de sucesso” dos bares. Indeciso que sou, achei a opção perfeita: a Tábua da Liga, que reúne um pouco de cada bar no mesmo prato. São dois croquetes de joelho de porco defumado e dois de stracotto na cerveja preta, do Botero; dois bolinhos de arroz recheado de linguiça e mix de queijos, do Bar do Momo; três porquinho de quimono – massa de Harumaki recheado com costela suína e requeijão, do Bar da Frente; e os pastéis de camarão sem creminho e de costela no bafo, uma unidade de cada, do Cachambeer. 

Ainda aproveitei para comer o delicioso Momovo do Bar do Momo, um ovo com gema mole envolvido em massa de bolinho de bacalhau. E para completar, os mini-hambúrgueres com cheddar, picles de maxixe, ketchup de goiabada e mostarda, acompanhado de chips de batata. A porção vem com 6 unidades, podendo escolher pela meia porção.

liga comida

As opções vão muito além dos deliciosos bolinhos e petiscos. Entre as sugestões de refeição, clássicos dos bares  como a carne de sol  com aipim e farofa de cenoura e a tão famosa costela no bafo do Cachambeer, marinada 12h e que fica no bafo de 5 a 6 horas. Para quem gosta de frutos do mar, o Jambalaya reúne camarão com bacon, linguiça, frango, pimentões coloridos e três tipos de pimenta. Esses eu não provei, mas alguns são perfeitos para compartilhar com amigos e família.

A vontade que tive foi de experimentar tudo, mas claro que não ia dar conta. O que achei bom, já que assim não desperdiço a chance de voltar várias vezes para em cada uma delas comer algo diferente. E isso não será difícil, porque gostei muito do local. A Liga funciona de terça a quinta das 17h30 às 00h30; sextas até 01h; sábado de 12h à 01h; e domingo de 12h às 17h30.

Endereço: Rua Álvaro Ramos, 170 – Botafogo – Tel.: (21) 3586-2511

Foto de Capa: Divulgação