Festivais gastronômicos no feriado

O feriado da Semana Santa começa hoje para muitos e para agitar o feriadão acontecem de 24 a 27 de março dois festivais gastronômicos no Espírito Santo: um na Ilha das Caieiras e outro em Itapemirim. Se estiver pelo Estado, a dica é se programar para curtir um deles.

A Ilha das Caieiras, em Vitória, promete encantar mais ainda durante o feriado. O motivo? A torta capixaba, prato tradicional, especialmente durante a Páscoa, será a protagonista do final de semana prologando. O aroma vai ficar irresistível no bairro entre os dias 24 e 27 de março, quando acontece o 12° Festival de Torta Capixaba.

Este ano o evento conta com mais de 30 expositores e além da famosa torta, durante os quatro dias, das 9h às 18h, os visitantes poderão apreciar moquecas, mariscadas e frutos do mar. O festival também contará com uma programação cultural com banda de congo, peças teatrais e apresentação musical em um barco de pesca, além de um concurso para homenagear as pessoas que produzem a torta.

O objetivo da festa é movimentar a cadeia produtiva da região da Ilha das Caieiras que envolve pescadores, desfiadeiras, restaurantes e os moradores. A Secretaria de Estado de Turismo apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba conhecer o Estado e valorizar a cultura local.

A 122 km da capital do Espírito Santo, no município de Itapemirim no mesmo período acontece o 10ª Edição do Festival Gastronômico Frutos do Mar, na praia de Itaipava. Serão 25 estandes com o melhor da culinária local, desde a mariscada até a torta de bacalhau com palmito, camarão crocante e também a torta capixaba.  O evento também terá aula-shows com chefs renomados e apresentações musicais no sábado e domingo (26 e 27), e promete agitar Itapemirim durante o feriado de páscoa.

Durante os quatro dias de eventos, o turista poderá apreciar a culinária de Itapemirim e também conhecer a cidade.  As principais praias do município são a de Itaoca, Itaipava e da Gamboa, bastante atrativa para os praticantes da pesca. Outra excelente opção de lazer é a Ilha dos Franceses, que possui uma paisagem encantadora e é ideal para o mergulho. As visitas à ilha são feitas em escunas nos fins de semana. O trajeto é seguro e possibilita o acesso para visitantes de todas as idades. A Pedra do Frade e a Freira é um atrativo a parte que pode ser visto da BR 101. O local é muito procurado por praticantes de ecoturismo e aventura.

Foto de capa: Tadeu Bianconi