Sete passeios imperdíveis em Munique
Munique é daquelas cidades que você tem a impressão que sempre poderia ter ficado mais tempo, ou que toda vez que você volta tem coisa nova e interessante para conhecer. Pensando nisso, fiz esse post com sete passeios imperdíveis em Munique para você ter a certeza de que ao menos conheceu os principais pontos da cidade. E se você já conhece Munique e lembrou de mais algum, coloque nos comentários e nos ajude a completar a lista!
1) Conheça uma cervejaria
Sim, a primeira coisa que lembramos quando vamos para Munique é cerveja! Pudera, a capital da Baviera é onde foi criada a Oktoberfest (clique no link para ler mais a respeito), que hoje já se espalhou para outras cidades da Alemanha e do Mundo. Mas, mesmo que você vá fora da época da festa, opções não faltam na cidade. As cervejarias brotam em todos os lugares, mas meu conselho é fugir as centrais, que costumam ser um grande restaurante que quer receber turistas, e opte pelas cervejarias instaladas nas fábricas onde elas são produzidas. O programa será muito mais interessante, o público é mais equilibrado entre viajantes e moradores e você terá uma experiência mais completa.
2) Visite a Marienplatz
A principal praça da cidade, localizada bem no centro de Munique, é passagem obrigatória na cidade. Será impossível visitar Munique sem passar por ali, eu diria até bastante vezes. Fiquei hospedado no Mandarin Oriental Munique (clique no link para ler o review sobre o hotel), que é muito bem localizado, a poucos passos da Marienplatz. Por isso mesmo a praça foi meu caminho constante entre o hotel e os lugares que queria conhecer. De qualquer maneira essa praça merece uma visita com calma. Nela está o Neues Rathaus, lindíssimo prédio da prefeitura com sua famosa Torre do Relógio, e o Alte Rathaus, que hoje abriga em sua torre – de onde se tem uma vista linda da cidade – um museu de brinquedos. Lembre-se de estar na praça às 11h, 12h ou 17h, quando a Torre do Relógio revela todo seu esplendor com a apresentação dos bonecos dançantes em sua fachada.
3) Vá a Odeonsplatz
Outra linda praça da cidade, a Odeonsplatz tem como sua principal atração o Felderrnhalle, uma construção em homenagem aos heróis do exército da Baviera. Foi nesse local que Hitler fez seu discurso em Munique, uma das cidades que mais resistiu a imposição do regime nazista na Alemanha. Também ao redor da praça está a Theatinerkirche, uma das bonitas igrejas da cidade, e o Residenz München, maior palácio urbano da Alemanha que hoje abria um museu de decoração de interiores, a Casa do Tesouro, um teatro e o Hofgarten, um simpático parque. Não deixe de passar a mão nas estátuas dos leões e fazer o seu pedido de retorno a cidade.
4) Visite as lindas igrejas da cidade
Munique tem tantas igrejas interessantes que é impossível destacar apenas uma para ser visitada. Fiz até um post em que revelo quais são as minhas igrejas preferidas da cidade (clique no link para ler a respeito), mas lembre-se de visitar mais de uma e se encantar com a arquitetura diferente de cada, com a beleza exterior de suas fachadas e interior com seus altares, além de identificar pontos de importância dento de cada uma dela. Outra dica é que algumas dessas igrejas permitem que se suba na torre de onde se pode apreciar uma linda vista de Munique do alto.
5) Vá ao Englishcher Garten
Munique tem parques lindíssimos, mas ao contrário das igrejas, consigo selecionar um que é um dos passeios imperdíveis em Munique. Além da beleza desse parque, que é um dos maiores em área urbana do mundo, lá será possível conhecer outra tradição de Munique: os Biergartens. São pequenas cervejarias com mesas no lado externo onde os locais tomam a sua cerveja na happy hour ou nos finais de semana (indico o Chinesischer Turm, com sua interessante arquitetura oriental). Outa atrações do parque que merecem destaque são a casa de chá japonesa e o templo em estilo grego Monopteros, que é um dos pontos mais bonitos da cidade para apreciar o pôr-do-sol. Também não deixe de conhecer também o Surfe em Eisbach, quando surfistas se aventuras em ondas feitas de forma artificial aproveitando a correnteza do Rio para surfar em uma cidade longe do mar.
6) Se delicie no Viktualienmarkt
A gastronomia alemã é realmente fantástica. Além de excelentes restaurantes, Munique reserva um espaço especial na parte gastronômica da viagem para conhecer o Viktualienmarkt. Barracas oferecem todos os tipos de produtos culinários da região, incluindo também os deliciosos vinhos alemães. Se delicie a vontade nas barracas e aproveite novamente para curtir os Biergartens, já que alguns dos mais animados de Munique estão por ali.
7) Conheça a Munique esportiva
Dois pontos bem interessantes mostram o lado esportivo de Munique. O primeiro é a famosa Allianz Arena, e seu desenho futurista que parece um pneu. O estádio de futebol que recebeu jogos da Copa do Mundo da Alemanha é sede dos jogos do Bayern de Munique, principal time de futebol da cidade e um dos mais fortes de toda Europa. Aproveite para fazer uma visita guiada. O outro é a visita ao Parque Olímpico que recebeu os Jogos Olímpicos de 1972. Lá é possível visitar algumas instalações e subir na Torre Olímpica, de onde também se tem uma vista incrível da cidade. Nessa região também está o interessante museu da BMW, outro grande orgulho alemão: os carros.
Nossa viagem para Munique foi feita em parceria com o Mandarin Oriental e MysimTravel