Quem é o primeiro ministro holandês assumidamente gay

Rob Jetten venceu as eleições da semana passada Crédito: Reprodução/Instagram

Você já deve ter lido nome de Rob Jetten nas redes sociais nos últimos dias. O político virou assunto ao reivindicar a vitória na eleição holandesa e se tornará o primeiro gay assumido a ocupar o cargo de primeiro ministro no país.

Parte da relevância do feito é pelo cargo ser ocupado pela primeira vez por um homossexual assumido. Além disso, Jetten derrotou o populista de extrema-direita e anti-islâmico Geert Wilders. Ele é um liberal centrista que se candidatou com uma plataforma que o caracterizava como progressista e patriota.

Rob Jetten foi eleito líder parlamentar do seu partido em 2018, tornando-se o líder mais jovem da história do D66. Em 2022, foi nomeado ministro das Políticas Climáticas e Energéticas no quarto gabinete de Mark Rutte.

Rob Jetten e o noivo Nicolás Keenan Crédito: Martijn Beekm/Reprodução/Instagram

Também ganhou espaço nas redes seu relacionamento com o jogador de hóquei bissexual Nicolás Keenan. O atleta é argentino mas se mudou para a Holanda em 2017 e competiu nas Olimpíadas de Tóquio e Paris representando o país sul-americano.

Ele se conheceram no supermercado em Haia, onde viviam, em 2022. No ano seguinte anunciaram o noivado publicamente. Os dois são bastante ativos nas redes sociais e postam muitos momentos juntos.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *