Uma viagem pelos sabores da Europa em Campinas

Dia 9 de maio se comemora o Dia da Europa. A data marca o avanço da proposta do francês Robert Schuman em criar a europeia supranacional, hoje conhecida como União Europeia. Em homenagem à data e a mistura de culturas que esse continente possui, que tal aproveitar a semana toda para fazer um tour gastronômico europeu pelos restaurantes em Campinas? Selecionamos alguns pratos típicos e os locais onde podem ser apreciados, sem precisar de visto no passaporte. Bom apetite e boa viagem!

Paella – Espanha

A “paella” é o prato mais famoso e tradicional da culinária espanhola. Sofisticado pela plástica de sua apresentação, a paella precisa ser feita com muito cuidado por conta do ponto dos frutos do mar. No restaurante Jangada, conhecido por sua expertise em peixes, um dos pratos mais especiais é a Paella à Marinera (foto de capa). A base do prato é arroz com açafrão, cebola, pimentão e ervilha, com filés de abadejo e os frutos do mar (lagostas, camarões graúdos, mexilhões, lulas, polvo e vieiras). A Paella é servida para até 3 pessoas e pode ser encontradas nas três unidades do restaurante: Mogi Guaçu, Limeira e Campinas, recém inaugurado no Pq. Dom Pedro Shopping.

Pizza Margherita – Itália

Criada no ano de 1889 pelo pizzaiolo Rafaelle Esposito para homenagear a rainha Margherita di Savoia. O “nascimento” da pizza aconteceu durante sua visita à cidade de Nápoles. Os ingredientes usados foram escolhidos de forma que as cores fizessem referência à bandeira da Itália: branco representado pela muçarela de búfala (adaptada no Brasil para muçarela tradicional), verde pelo manjericão e vermelho pelo tomate. Na Mega Pizza você pode degustar a deliciosa pizza de Margherita nos tamanhos Mega (22 fatias), Super (16 fatias), Grande (8 fatias) e Broto (4 fatias). Peça a sua nas unidades em Campinas.

Trufas – Áustria

As trufas de chocolate surgiram no século XIX, na Áustria, por um erro do chef patissier da corte, enquanto preparava uma sobremesa para um príncipe russo. O doce fez um enorme sucesso entre os ilustres convidados. Após esse acontecido, o chef tentou, por vários dias, repetir o erro. Até que conseguiu a receita dessas joias de chocolate. Desde então, a trufa é considerada um dos bombons mais sofisticados do mundo. Na Romana, é possível degustar vários sabores de trufas, dos mais tradicionais aos mais exóticos, como de whisky e café em qualquer uma de suas unidades.

França – L’Entrecôte de Paris

Embaixadora do bom gosto e conhecida como a capital da gastronomia, a mesa francesa apresenta mil e um sabores: pratos cozidos, mediterrâneos, queijos, vinho e muito mais. Entre esses variados gostos se destaca o suculento entrecôte fatiado, servido com fritas e recoberto com o molho secreto. A primeira casa do gênero, o Relais de Venise, abriu as portas em 1959, em Paris, com a proposta de oferecer apenas salada verde com nozes e filé com fritas para simplificar e acelerar o serviço. O que a princípio era para ser um método de trabalho em pouco tempo virou modelo de negócio, com filas nas portas no almoço e jantar.
Uma experiência inesquecível e obrigatória para os amantes da boa comida, o L’Entrecôte de Paris, levou dez anos de pesquisas para recriar o molho servido na capital francesa e desde sua abertura oferece apenas uma opção de prato principal. De entrada, a salada de folhas e tomate cereja com nozes ao molho de iogurte e mostarda dijon e como protagonista, o entrecôte, (corte francês da parte nobre do contrafilé) fatiado coberto pelo molho secreto, que leva mais de 21 ingredientes e 36 horas para ficar pronto, acompanhado de fritas sequinhas à vontade. São duas unidades em Campinas para degustar o autêntico sabor francês, L’Entrecôte de Paris no Cambuí e Parque D. Pedro Shopping.

Carne de Angus – Escócia

As churrascarias completas O Matuto oferecem o que há de melhor quando o assunto são carnes nobres. Atualmente 60% dos cortes do tradicional rodízio é das raças Red Angus, qualidade Premium, como a costela de tira, fraldão, sholdershort ribs, granito, cupim e alcatra completa. O churrasco é uma iguaria tipicamente brasileira, mas a Europa ganha seu espaço por conta da origem da raça Angus, na Escócia, que chegou ao Brasil em 1906, no Rio Grande do Sul. O Angus se destaca pela carne altamente macia, o que a torna uma das mais desejadas do mundo. O corte Red Angus Premium é o campeão de pedidos da churrascaria e pode ser saboreada ao lado do nozinho de muçarela derretida, pãozinho de alho e molho de hortelã.

Bacalhau – Portugal

A grande estrela de terras europeias na Premiatto, primeira franquia especializada em comida rápida com qualidade Premium, é o Bacalhau, descoberto pelos portugueses no século XV, à época das grandes navegações, quando precisavam de produtos que não fossem perecíveis e suportassem as longas viagens, o hábito de comer bacalhau veio para o Brasil na época do descobrimento. A Rede, conhecida pela qualidade em atendimento e pelos produtos sempre frescos, traz o prato preparado com pimentões, azeitonas chilenas e batalha palha, acompanhado de purê de batatas ao molho de tomate, alho e arroz à grega.