Pesquisa revela que viajar impacta no gosto musical
Sabe aquela máxima que você nunca volta o mesmo de uma viagem? Isso também se aplica ao gosto musical, conforme revelou pesquisa da Universidade de Chicago (EUA), que usou dados da plataforma Deezer para analisar os hábitos musicais dos viajates.
O estudo analisou mais de 100 milhões de streams de música de dezenas de milhares de usuários em nove países, incluindo o Brasil, e constatou que quando as pessoas visitam novas cidades ou países, suas preferências musicais se tornam mais diversas e conectadas ao lugar para onde viajaram.
“Os resultados deste estudo não só nos dão uma visão de como o ambiente de uma pessoa pode afetar sua relação com a música, mas também mostram que experimentar novos lugares pode ter um efeito duradouro sobre o que escolhemos ouvir”, comentou Aurélien Herault, CIO da Deezer.
Isso de monstra que uma experiência musical diferente durante uma viagem cria uma memória afetiva que o viajante perpetua depois de voltar pra casa. Ou seja, por exemplo, um turista que ouve samba no Brasil pela primeira vez tem a tendência de continuar escutando o ritmo no retorno da viagem.