5 dicas de cruzeiros ao redor do mundo

Navegar em outros mares, com certeza pode se tornar uma boa opção para quem busca conhecer outros países, sem ter que se preocupar com conexões de avião, trens e carros em longas viagens monótonas. Os cruzeiros podem levar para uma experiência única nos mais diferentes lugares. Consultamos a Costa Brava Viagens e Eventos, que junto com a Pier 1 Cruise Experts, preparou cinco dicas para desbravar o mundo a bordo de um hotel cinco estrelas.

Começando por um tour marítimo do outro lado do mundo, no Taiti, na capital Papeete, onde é possível desfrutar das mais belas paisagens de águas cristalinas. Com certeza não faltarão imagens marcantes navegando por todas as ilhas, passando por paraísos como Moorea, onde os guerreiros polinésios se estabeleceram em busca de paz. O cenário é o carro chefe do turismo local, com baías espetaculares, praias de areia branca e montanhas vulcânicas. O roteiro também contempla lugares conhecidos, como Bora Bora, cuja principal ilha do arquipélago é um prato cheio para os amantes de mergulho. A chegada é em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, construída em torno de 60 vulcões, misturando paisagens magníficas e modernidade na dose certa, como todo o país.

Um roteiro mais próximo seria por Nova Iorque e Miami, dois dos locais mais visitados por brasileiros nos Estados Unidos, porém de cruzeiro a visão será diferenciada. Explorando outras nuances deste trajeto, incluir neste roteiro uma passagem pelas ilhas do Pacífico, com lindas praias, pontos turísticos deslumbrantes e muita música ‘caliente’. Saindo de Nova Iorque, este cruzeiro desce para Carolina do Sul, Porto Canaveral e sai dos limites do país, passando por Bahamas, Jamaica, Aruba e Porto Rico. Depois volta para atracar em Miami, em 15 dias de lugares incríveis.

Seis cidades em seis países diferentes já é um bom roteiro de mochilão. Então, imagine navegar em um hotel cinco estrelas pelo mar Báltico por estes mesmos destinos. Em 11 dias de paisagens e lugares históricos para conhecer, ao mesmo tempo em que pode desfrutar de muito conforto. O roteiro começa em Estocolmo, capital da Suécia. Terra dos Vikings, sede política, a cidade é permeada por história atual e contemporânea. As próximas paradas são Tallin, capital da Estônia, famosa por seus teatros a céu aberto, festivais musicais e galerias de arte, e Helsinque, na Finlândia, onde você poderá conhecer a bela arquitetura local. São Petersburgo, uma das cidades mais belas da Rússia, Warnemunde, entrada da Alemanha para o mar Báltico e, por fim, Copenhague, capital da Dinamarca, também fazem parte deste roteiro encantador. Simplesmente uma aula de história a bordo de um navio com uma gastronomia fantástica, carta de vinhos selecionados por grandes enólogos, além de muito conforto e qualidade.

As cidades do Mediterrâneo não são exóticas ou desconhecidas, mas definitivamente exibem paisagens belíssimas e recheadas de história. Conhecer Veneza a bordo de um navio pode ser o ponto alto deste roteiro que passa por cidades como Barcelona, e já na França, Sète, a badalada Saint-Tropez e Villefranche. Na Itália, a visita é em Livorno, Civitavecchia, Sorrento e Monopoli. Tanto nas cidades francesas, quanto nas italianas, você poderá desfrutar de uma mistura de sensações, passando pelas paisagens naturais, história, arte e modernidade, tudo em um mesmo local. Antes de chegar a Veneza, o cruzeiro também passa por Montenegro, onde você poderá conhecer a cidade de Kotor, famosa pelos seus fiordes e por uma imponente cintura de muralhas, muito bem conservadas, considerada Património da Humanidade pela Unesco.

Outra opção muito interessante são os cruzeiros fluviais. Existem excelentes opções para esta experiência com o mesmo grau de riqueza, tanto cultural, quando de paisagens. Por exemplo, cruzar países da Europa pelo Rio Danúbio. Conhecer Áustria, Alemanha, Eslováquia e Hungria de uma forma diferenciada pode ser uma bela pedida para aquelas férias culturais.