Aproveite o feriado do Dia da Consciência Negra com roteiro temático por São Paulo

Quem aproveitou a dica de descontos de hospedagem para reservar hotel em São Paulo para o feriadão do Dia da Consciência Negra, ou quem simplesmente estará por São Paulo hoje pode aproveitar a data para fazer um roteiro temático por lugares culturais que preservam e ressaltam as tradições e memória dos povos africanos. O “Roteiro Afro” foi desenvolvido pela SPTuris e é a nossa dica para curtir essa sexta.

Comece o dia às 10h na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no centro da cidade. Nesse horário será celebrada por Dom Eduardo Vieira dos Santos, primeiro bispo negro do Estado de São Paulo, uma missa afro nas quais são feitas oferendas de milho, batata doce, feijão, pipoca, etc. Aproveite para ver estátua da Mãe Preta, uma referência às Amas de Leite, instala ao lado da igreja. Depois escolha uma ou mais opção abaixo para continuar o roteiro.

Com exposição permanente que reúne objetos, artefatos e tecidos tradicionais africanos, a Casa das Áfricas – Rua Harmonia 1150, Vila Madalena – é um dos locais mais emblemáticos do roteiro na capital paulista por produzir e difundir conhecimentos sobre as sociedades africanas. Com as mesmas características, outra dica é o Centro Cultural Africano – Rua Gáspar Ricardo Júnior 112, Barra Funda. Dentro do centro há um espaço para transmissão de conhecimento e integração entre a cultura africana e a comunidade local.

Com objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira, em 2004 foi fundado o Museu Afro Brasileiro (foto de capa), no Parque do Ibirapuera, com acervo que aborda temas como religião, trabalho, arte, diáspora africana, escravidão, trajetória histórica e influências africanas na sociedade brasileira. Num belíssimo prédio projetado por Oscar Niemeyer, O Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, o espaço abriga ainda a Biblioteca Carolina Maria de Jesus com obras raras que tratam sobre o tráfico atlântico e a abolição da escravatura no Brasil.

O Centro de Cultura Afro-Brasileira Asé Ylê do Hozooane –  Rua Conde de Fontalva 100, Parelheiros – caracteriza-se pelo legítimo candomblé de Angola. Promove festas, rituais e palestras ensinando o respeito aos orixás, preservando as origens africanas na culinária, artesanato e nas apresentações culturais. Uma ótima opção para conhecer mais sobre uma das religiões mais praticadas no continente africano e provar a culinária que veio do continente.

A cidade ainda terá uma série de eventos para comemora a data. Para saber a programação clique aqui.