Calle Libre Festival destaca a arte de rua em Viena

Em agosto de 2018, o festival trouxe à cidade inúmeros artistas e coletivos internacionais do campo da arte de rua e do grafite contemporâneos. Muitos moradores e turistas puderam presenciar a preparação de uma pintura artística gigantesca na fachada de um prédio, por exemplo. Oficinas, discussões e passeios guiados com a temática da urban art também fizeram parte da programação. As obras criadas durante o Calle Libre 2018 devem permanecer visíveis pela cidade afora pelo menos pelos próximos vinte anos.

Não é de hoje que Viena conta com uma cena movimentada de grafite e de arte de rua, atraindo artistas do mundo todo. O movimento teve início em meados dos anos 1980 e, desde então, tem crescido continuamente. Em 2004, a prefeitura liberou uma série de espaços para o grafite através do projeto Wienerwand. Atualmente, são mais de 20 lugares onde artistas de rua estão oficialmente autorizados a atuar.

A arte de rua, os murais e grafites podem ser apreciados nos mais diferentes lugares de Viena. O mapa on-line Vienna Murals oferece um bom panorama dessas obras. O Museums Quartier Wien, conta com um corredor de arte de rua, que funciona como um espaço de exposição na via pública. O Graffiti-Museum Wien, que existe só na internet, organiza sob encomenda passeios guiados por lugares interessantes da cultura urbana do grafite. Conheça a arte de rua em Viena! Faça a sua reserva de hotel através deste link e leve seu chip internacional Mysimtravel, que você também compra online e recebe na sua casa antes de sair do Brasil. Você não paga nada mais fazendo pelos links e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas como essa.