Santa Teresa abres suas portas para arte e gastronomia no fim de semana

No próximo fim de semana o tradicional bairro de Santa Teresa receberá mais uma edição do “Arte de Portas Abertas”, com participação de 58 artistas visuais em 31 ateliês e 13 espaços de cultura. Exposições coletivas, performances e intervenções, palestras nos espaços de cultura e visita aos museus Chácara do Céu e Casa Benjamin Constant são algumas das atrações desta edição.

Em paralelo, para embalar o circuito artístico, os visitantes também vão poder aproveitar o Arte sobre a Mesa, festival que se estenderá até o dia 16 de outubro e tem o propósito de aproximar a gastronomia das artes de forma geral. Assim, 11 casas do bairro participam do evento. Cada uma escolherá um artista ou uma linguagem artística para homenagear.

Cafecito, por exemplo, servirá um cordeiro assado em baixa temperatura no vinho tinto com aji e açúcar mascavo, acompanhado de abacaxi, damascos e batatas. Muito conhecido no bairro, o Aprazível se inspira no artista plástico Marcos Chaves, vizinho na Rua Aprazível, para servir o Arroz Carioca, feito com camarão VG ao açafrão espanhol, vinho branco, leite de coco e gengibre, salteado no brócolis e tomate cereja. Já o Café do Alto vai acender os holofotes para Maria Bethânia. A boa pedida para os visitantes será o típico Caruru Pernambucano. Seguindo o roteiro, o Espírito Santa vai homenagear Marcos Chaves, artista plástico e cliente da casa. Para a ocasião, o prato escolhido foi um espetinho misto de peixe e camarão servido com o molho preferido do artista: um cremoso à base de cajuína. E se a vontade, depois de tantas delícias, for adoçar o paladar, a Alda Maria Doces Portugueses incrementa o circuito gastronômico com a torta de Santa Teresa, feita com tâmaras, amêndoas e ovos moles ao estilo português da casa, sem glúten e sem lactose.