Atrações Chilenas estão entre as mais sustentáveis do mundo

Uma das grandes preocupações hoje em dia é a necessidade de aliar o turismo a preservação do meio ambiente, já que destinos belíssimos de natureza recebem cada vez mais turistas. Por isso mesmo, qualquer iniciativa de oferece um turismo de qualidade respeitando o meio ambiente deve ser destacada. Esse é o objetivo do “Top 100 Green Destinations”, que na edição de 2016 elegeu quatro destinos chilenos.

Com isso o Chile superou em quantidade de destinos escolhidos países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, França e até o Brasil. Em todo o continente americano o país ficou atrás apenas do Canadá, famoso pela sua beleza natural e cuidado com o meio ambiente. Cabo de Hornos, Huilo Huilo, a ilha de Chiloé e Curacaví foram os destinos chilenos escolhidos.

Criada em 2005, a Reserva de Cabo de Hornos conta com uma superfície de 5 milhões de hectares formada por três parques nacionais.  A região se destaca pela quantidade de pequenas plantas e líquens, que formam as chamadas “florestas em miniatura” do Cabo de Hornos. Com o aumento do número de turistas nos últimos anos, foi criada uma nova atividade de turismo sustentável no destino: o “ecoturismo com uma lupa”, para descobrir, desfrutar e apreciar os aspectos ecológicos, econômicos e estéticos dos pequenos organismos que normalmente não são percebidos. A atividade tem baixo impacto ambiental e grande valor educativo, permitindo que os visitantes conheçam a natureza local durante o ano todo.

Huilo Huilo tornou-se um ponto importante para o turismo sustentável e, por consequência, tem registrado um importante crescimento no número de visitantes. As principais atrações turísticas do destino são suas cascatas e o maior sistema de tirolesa da América do Sul. Já a Ilha de Chiloé é conhecida por sua natureza e pelo patrimônio cultural. Trabalhando ativamente na conservação e proteção deles, a população local participa dos processos de tomada de decisões em relação ao meio ambiente. Além disso, o local apoia e promove artesãos que produzem uma parte considerável dos produtos vendidos nesta região.

Na região metropolitana de Santiago está Curacaví. Lá os visitantes podem vivenciar experiências naturais e culturais. Curacaví se concentra no apoio às tradições e culturas e, como parte destes esforços, a população local prepara pratos tradicionais de produtos orgânicos regionais. Além disso, o destino tem planos de política voltados à sustentabilidade.