Programação temática do Baixo Suíça nas Paralimpíadas

Depois de bater recorde de público durante as Olimpíadas com a presença de 160 mil pessoas no período, o Baixo Suíça apresenta uma programação intensa e temática durante os Jogos Paralímpicos, mostrando a preocupação com os portadores de necessidades especiais (PNE) e a reabilitação.

As atividades começaram na quarta-feira, dia 7, com o Cybathlon, que apresentará até esta quinta-feira, dia 8, os últimos recursos da tecnologia assistiva. A ação é dedicada às técnicas e inovações para facilitar ou melhorar a vida dos portadores de necessidades especiais. Hoje, dia 8, será realizado um ciclo de palestras com profissionais suíços e brasileiros sobre assuntos relacionados à tecnologia assistiva. O evento será uma prévia do Cybathlon, uma competição entre equipes de cientistas no mundo todo que desenvolveram novos recursos de tecnologia assistiva, que acontecerá em outubro, na Suíça. O evento desta quinta-feira no Baixo Suíça é gratuito e, para participar, os interessados devem se cadastrar no link abaixo:https://www.eventbrite.com/e/cybathlon-house-of-switzerland-the-future-of-assistive-technologies-tickets-27385307191

Já nos dias 9, 10 e 11, o espaço receberá seminários e uma exposição do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) sobre reabilitação física através do esporte. Serão realizadas palestras e uma exposição fotográfica em que serão apresentadas algumas histórias de conquistas de quem faz parte do programa do Comitê, que ajuda a reabilitar vítimas de guerra e de violência armada, tendo o esporte como aliado.

Também no dia 11, a casa receberá o Ping-Pong Day, evento que contará com a participação de dois para-atletas (francês e suíço), que desafiarão o público em partidas de tênis de mesa. Nos dias 12 e 17 de setembro, as equipes de basquete do Congo e do Afeganistão, respectivamente, estarão presentes mostrando como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha usa o esporte para salvar vidas.

A programação cultural dos Jogos Paralímpicos no Baixo Suíça também contará com o Swissando Jazz Trio com a apresentação de Manu Dibango (9), uma noite de karaokê (12), a taça Happy Lilly com um torneio de hóquei no gelo (14), uma festa LGBT (15), além de um workshop musical para crianças com Thomas Rohrer, musicista Suíço (17).

Baixo Suíça (House of Switzerland)

Endereço: Lagoa Rodrigo de Freitas, campo de beisebol, perto do Corte do Cantagalo

Funcionamento: até 18/09

Horário: Segunda a Domingo, das 11h às 23h.