Bar Astor: Paulista de DNA, carioca de alma

Um dos pontos mais tradicionais da Praia de Ipanema, ao lado do Arpoador, sempre reuniu os cariocas para beber principalmente depois da praia. Foi ali que se instalou em 2010 o Bar Astor, inicialmente gerando desconfiança dos frequentadores. Afinal, como um bar paulista poderia ocupar um dos pontos mais cariocas? Mas a grande surpresa dos moradores foi perceber que o Astor se integrou completamente ao lifestyle carioca e ainda conseguiu atrair um público maior com um serviço de qualidade, ambiente de bar de praia e bebidas e comidinhas que são um clássico em bar, mas com uma pegada exclusiva do local.

Sentar na varanda (meu local favorito do Bar Astor), para curtir um fim de tarde vendo o movimento da Praia de Ipanema passou a contar também com as características do bar que já era sucesso em São Paulo. O chopp gelado continua presente, mas agora também divide espaço com drinques elaborados. As comidinhas de boteco continuam no menu, embora algumas se tornaram um clássico por ter a assinatura do local, assim como a saída da praia passou a agregar na mesma mesa amigos que querem apenas beliscar e beber, ou aqueles que estão com fome e resolvem comer uma refeição por ali.

A clássica gastronomia boêmia está presente nas opções do menu montado pelos chefs Benny Novak e Marcelo Tanus. Mas o interessante do local é que mesmo nos pratos mais comumente achados em outros bares, eles conseguem dar o toque todo especial do Bar Astor. Isso sem falar nas invenções simples, com ingredientes típicos de bar, mas que são verdadeiros sucessos criados para o local. Seja para comer uma refeição completa, ou para passar hora curtindo com os amigos e optar pelos petiscos, a certeza é que a comida estará excelente. Assim como a bebida que você escolher, de acordo com sua preferência. Seja um chopp gelado, cerveja de garrafa ou um drinque, em todos estará presente a excelência no serviço típico de um empreendimento que veio de São Paulo.

Exemplos bem interessante dessa mistura foram os pratos que provamos quando estivemos recentemente no local a convite. Um clássico como canapés retornam ao cardápio, dessa vez nas versões de Rosbife, Salmão e Tartar. Comida simples, típica da boemia, mas muito bem-feita e que acompanham com maestria o bate papo e as bebidas. Nos petiscos, não deixe de provar dois super clássicos do local: bolinho de arroz e besteira à milanesa (pra mim o melhor petisco da casa, simplesmente genial!).

bar astor comidinhas

Há, acreditem, opções de saladas. E nada daquela salada batida feita apenas para constar no cardápio. Prove a saborosa Salada de Abóbora ou a fantástica Phi Phi com quinoa e camarão e entenderá do que estou falando. Se a fome estiver ainda maior, um clássico como o Boeuf Bourguignon (carne bovina guisada em vinho tinto) mostrará que a clássica culinária francesa pode e deve ser adaptada para uma mesa de bar.

bar astor comidas

Para beber preferi ficar nos drinques, e não me arrependi. Ao contrário. Apesar do Bar Astor ser famoso pelo chopp servido, o Gin Gim Mule – gin, limão, hortelã e ginger beer – e o Kentuchy Mule – Bourbon Whiskey, Amaro Lucano, limão e ginger beer – são dois drinques refrescantes (perfeito para beira-mar) e deliciosos.

bar astor bebidas

E se você é daqueles que adora encerrar a noite com um doce, o Merengue de Morango e o Pavê de Sonho de Valsa são deliciosos e fecharam a noite com maestria. Ótimo para quem quer um pouco de glicose após algumas bebidas, ou para os que assim como eu amam sobremesa.

bar astor sobremesas

Bar Astor

Endereço: Avenida Vieira Souto, 110 – Ipanema.

Tel.: (21) 2523 0085

Horário de Funcionamento: Segunda a quarta (18h à 01h), quinta (18h às 02h), sexta e sábado (12h às 03h) e domingo (12h às 22h)