Reserva biológica no Chile esconde cachoeiras belíssimas

Para quem gosta de ecoturismo a Reserva Biológica de Huilo Huilo, na Patagônia Chilena (860km ao sul de Santiago), é um destino a ser explorado. Os 100 mil hectares de mata verde abrigam cerca de 95 espécies de aves, 12 tipos de mamíferos e 328 espécies de flores. Mas outro grande destaque da região são as cachoeiras de até 40 metros de altura, descobertas através dos trekkings.

A mais famosa da reserva é a Salto Huilo Huilo (foto de capa) e reserva uma grande surpresa para os aventureiros: um passeio noturno através da trilha que acompanha o curso do Rio Fuy para ver esse espetáculo da natureza que para surpresa de muitos é iluminada. Um pouco mais a frente outa queda d’água se destaca. O Salto El Puma tem cerca de 30 metros de altura com linda vista do Rio. Através de passeio por trilhos também é possível conhecer o Salto de La Leona, onde podemos apreciar a grande diversidade da flora e fauna local.

Existem também outros tipos de trekkings como o “Sendero de los espiritus”, que leva aos refúgios dos Mapuches (povo nativo da região), “Truful” que explora uma caverna e estruturas de origens vulcânicas, “Los Plancahdos” que dá vista panorâmica para três pequenos vulcões extintos e “Sendero Botânico” que identifica as espécies muito antigas que sobreviveram ao tempo.

Ótima opção para quem curte o turismo de aventura e pode escolher em ficar hospedado desde hotéis de luxo até campings, todos com diferencial arquitetônico que busca interagir com a natureza local.