Quatro castelos em Petrópolis para você conhecer

Bem próximo ao Rio, Petrópolis é uma cidade cheia de encantos para os turistas que decidem subir a serra. Com tantas atrações, você não deixará de se surpreender com algumas. Afinal, já pensou encontrar quatro castelos em Petrópolis? Isso mesmo, quando estiver visitando a cidade e região você pode se sentir em um verdadeiro conto de fadas.

O mais famoso de todos é Castelo de Itaipava, construído na primeira metade do século XX e que é um projeto do arquiteto Lúcio Costa, o mesmo responsável pelo projeto de Brasília. É o único no estilo medieval renascentista na América Latina. Inicialmente o Castelo era a residência de temporada da família Smith Vasconcellos por volta de 80 anos, até quando foi vendido para investidores em 2005. Hoje o Castelo de Itaipava conta com mais de 40 cômodos, e quem o visita não acredita que antigamente o terreno era uma fazenda com chácara, pomares e até existia uma área reservada para a criação de animais. Nos dias de hoje o castelo promove eventos, aluguel de festas e também serviço de hospedagem para que você possa desfrutar uma noite em um castelo de verdade.

VAI CONHECER PETÓPOLIS? RESERVE SUA HOSPEDAGEM CLICANDO AQUI!
Ao fazer a sua reserve através deste ou de qualquer outro link do Booking.com que está no nosso site você não pagada nada mais por isso e ainda ajuda a manter o site gratuito para nossos leitores. Recebemos uma pequena comissão, mas o valor que você paga é o mesmo que se fizer indo direto ao site deles.

O Castelo Country Club foi construído por volta de 1930 a 1940 com o objetivo de ser a casa de veraneio de Lourival Lopes Ferreira. Ele possui uma arquitetura que remete o encanto dos castelos medievais europeus, com a fachada toda construída em pedra para dar um charme especial ao lugar. É um cenário incrível em todas as estações do ano, além de possuir uma vista panorâmica privilegiada. Hoje ele funciona como um local para eventos, casamentos e muitas outras comemorações.

A área onde hoje é o Castelo São Manoel era ocupada pela fazenda Olaria, que pertencia ao Padre Correia. Por volta de 1920 a fazenda foi demolida por Oscar de Teffé e no seu lugar foi erguido o castelo, no estilo inglês mais tradicional da década de 20, e ele batizou o com o nome do seu filho, Manoel.. O interior dele não é mais o mesmo, mas toda a área externa como a fachada, as torres e a escadaria permanecem bem conservadas. A visitação é permitida somente na área externa do Castelo.

Por fim, o Museu de Armas Ferreira da Cunha é uma réplica do castelo português do século XII no bom estilo medieval, com ponte levadiça, fosso, masmorras, galerias subterrâneas e muralhas. Ele se tornou um Museu de armas em 1957 graças ao museólogo e colecionador Sérgio Ferreira Cunha e conta com um acervo enorme de armas, canhões, armamentos militares e até mesmo ferramentas de guerra indígenas. O museu é particular, e para fazer uma visita é necessário agendar um horário.