Centro Cultural Museu da Justiça no Rio apresenta exposição sobre emoções e política

Em um momento político em que as emoções estão a flor da pela, revisitar o passado é sempre importante para nos posicionarmos nos dias atuais. Mesmo quando esse passado é de outro país, a história se mostra cíclica e, na maioria das vezes, os ensinamentos podem ser adaptados para a realidade de cada país. Pensando nisso, está em cartaz no Centro Cultural Museu da Justiça, no Rio de Janeiro, a exposição “O Poder das Emoções. Alemanha 19 | 19”. A mostra vai até 04 dezembro e a entrada é gratuita.

A exposição faz parte de uma iniciativa do Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha e será mostrada em todo o mundo, em vários idiomas, em cooperação com o Goethe-Institut. No Rio, a mostra tem apoio do Consulado Geral da Alemanha. Partindo das manifestações atuais de 20 emoções, a exposição procura mostrar as continuidades e rupturas que marcaram os últimos 100 anos da história alemã. São cartazes com textos concisos, 140 fotografias históricas e fac-símiles, bem como materiais multimídia Para adaptar a nossa realidade, em paralelo, uma programação pública traz as perguntas sobre o poder das emoções para o contexto histórico e atual no Brasil.

A mostra foi inaugurada no último dia 09 de novembro, data importante na história Alemã. Nesse dia, 30 anos atrás, caía o Muro de Berlim. Em 1938, também no dia 9 de novembro, forças nazistas, muitas vezes apoiadas pela população, atacavam sinagogas e lojas e matavam judeus. O dia também remete ao início da República de Weimar, proclamada em 1918, em Berlim.

Entre os eventos em paralelo a exposição “O Poder das Emoções. Alemanha 19 | 19”, destacam-se o Bate-papo com Heliete Vaitsman, da Associação Scholem Aleichem, sobre Memórias diaspóricas da Segunda Guerra Mundial (13/11 – 18h30 às 20h30); Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira – Série Mundo – Alemanha (19/11 – 20h às 22h); Bate-papo com Dr. Guiseppe Cocco, professor titular da UFRJ, doutor em historia social pela Sorbonne, com o tema Entre Cinismo e Fascismo: Narrativas e constituição depois de Junho de 2013 (21/11 – 18h30 às 20h30); e a exibição do documentário “Menino 23” (30/11 – 15h às 17h30), que reconstitui laços estreitos entre as elites brasileiras e crenças nazistas, refletidos em um projeto eugênico desenvolvido no Brasil.

Exposição “O Poder das Emoções. Alemanha 19 | 19”

Local: Centro Cultural Museu da Justiça – Rua Dom Manuel, 29 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Horário: Segunda a sexta (11h às 19h), sabados (10h às 17h)

Entrada gratuita