As cidades mais seguras de 2015

O Safe Cities Index 2015 é um relatório da Economist Intelligence Unit, patrocinado pelo NEC. O relatório é baseado em um índice composto por mais de 40 indicadores quantitativos e qualitativos. Os indicadores são divididos em quatro categorias temáticas: segurança digital; segurança em saúde; segurança em infra-estrutura; e segurança pessoal. Cada cidade é indexada no ranking de acordo com essas quatro categorias e então classificada como a mais segura.

Na lista das 50 mais seguras, 7 são da América do Norte, 6 da América Latina, 13 da Europa, 6 no Oriente Médio e África e 18 na Ásia e Pacífico. O Brasil colocou duas cidades nesse top 50: Rio de Janeiro (35º lugar) e São Paulo (40º lugar). Considerando a média de todas as categorias temáticas, a cidade mais segura, liderando o ranking é Tokyo, apenas três pontos à frente da segunda colocada Singapura. A terceira posição ficou com outra cidade japonesa, Osaka. Veja abaixo a lista das 20 cidades mais seguras em 2015:

top20-safety-cities

Na categoria segurança digital, Tokyo ficou em primeiro lugar, seguida de Singapura e Nova York. Quanto à segurança em saúde, Zurique lidera o ranking, seguida de Nova York e Bruxelas. Zurique aparece em primeiro lugar do ranking na categoria de segurança em infra-estrutura, seguida de duas cidades australianas: Melbourne e Sydney. Na categoria segurança pessoal, Singapura lidera seguida das duas cidades japonesas Osaka e Tokyo. Rio de Janeiro e São Paulo aparecem no Top 50 das quatro categorias.