Coronavírus: Brasil fecha fronteiras terrestres

O Governo Federal anunciou há pouco que o Brasil fechou as fronteiras terrestres com oito países. Depois de ter anunciado primeiro o fechamento da fronteira com a Venezuela, agora a medida atinge também Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru. O Brasil não faz fronteira com Chile e Equador, por isso esses países não estão na lista. O fechamento da fronteira com o Uruguai está sendo negociado pelos dois países.

Saiba tudo sobre o Coronavírus e viagem em nosso especial

A medida vale para estrangeiros que estejam nesses países e queiram entrar no Brasil. Brasileiros e estrangeiros residentes no nosso país não serão atingidos pela norma. Profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismos internacional e funcionário estrangeiro credenciado junto ao governo também não entram nas restrições. O transporte de carga entre os países também continuará autorizado.

A medida tem validade mínima de 15 dias, podendo ser prorrogada, e começa a valer a partir de hoje. O tráfego de residentes nas chamadas cidades gêmeas, “com linha de fronteira exclusivamente terrestre”, também não sofrerá restrições. O estrangeiro que não respeitar a decisão será deportado imediatamente e terá qualquer pedido de refúgio negado.

Vale ressaltar que, por enquanto, as fronteiras aéreas entre esses países continuam abertas.