Coronavírus: Como está a situação nos países da América do Sul

Como a pandemia do novo Coronavírus tendo a Europa como o atual epicentro da doença, muita gente está reprogramando seus planos de viagem para a América do Sul. Mas como está a situação nos países do nosso continente? Para você poder tomar a sua decisão de viajará por aqui, listamos abaixo a atual situação nos países próximos.

Acompanhe nosso especial sobre Coronavírus clicando aqui

* Atualizado 19/03 – 12h30

Argentina

País a registrar a primeira morte por conta da Covid 19, a Argentina tem até agora 45 casos confirmados. O governo fechou a fronteira para todos os estrangeiros, exceto os residentes, a partir de 15/03. A medida é válida por 15 dias. Todos os eventos com grande aglomeração de pessoas, como shows, partidas esportivas e reuniões culturais foram suspensos.

Bolívia

Por enquanto há 10 casos confirmados no país, embora a imprensa da Bolívia fala em dezenas de casos suspeitos. O governo anunciou na quinta emergência nacional e suspendeu as aulas em todos os níveis até 31 de março. Serão fechadas a partir de hoje (19/03) todas as fronteiras do país.

Colômbia

A Colômbia tem 24 casos confirmados. O governo decretou um estado de emergência sanitária até 30 de março e fechou a fronteira para todos os estrangeiros a partir de hoje (16/03), medida válida por 14 dias. Há restrição para desembarque de cruzeiros e cancelamento ou adiamento de todos os eventos com mais de 500 pessoas. A partir do dia 23/03, por trinta dias, até mesmo cidadãos colombianos serão impedidos de entrar no país.

Chile

Até agora foram registrados 61 casos no Chile. As pessoas que chegam de países com um alto número de casos de Covide 19 ficarão em quarentena por 14 dias. Foi proibido qualquer evento com mais de 500 pessoas. Partidas de futebol também vão acontecer com portões fechados. O governo anunciou o fechamento das suas fronteiras a partir da próxima quarta (18/03) para todos os estrangeiros. Os residentes poderão voltar ao país mas também terão que ficar em quarentena de 14 dias.

Equador

Até sábado foram 28 casos confirmados do novo Coronavírus no país. Na quarta-feira, o Ministério da Saúde do Equadros declarou uma emergência de saúde em todo o país. As autoridades também suspenderam aulas e grandes eventos, o funcionamento de bares e boates e proibiram a saída do país de álcool em gel, máscaras e sabonetes do país, entre outras medidas. Desde 16/03, as fronteiras ficarão fechadas por 21 dias, inclusive para cidadãos e moradores do país.

Paraguai

Até sexta eram seis casos confirmados no Paraguai. Na terça-feira, o governo suspendeu as aulas e qualquer evento com grande aglomeração de pessoas em todo o país por duas semanas. Foram cancelados todos os voos da Europa entre 14 e 26 de março. O Ministério da Indústria e Comércio fixou os preços para produtos relacionados à prevenção do coronavírus, como álcool em gel, máscaras faciais e luvas.

Peru

Até sexta foram registrados 38 casos no país. Na quarta foi declarada emergência de saúde e ordenado o isolamento doméstico de todas as pessoas que entram no país da Itália, Espanha, França e China, por um período de 14 dias. Ontem (15/03) foi anunciado o fechamento das fronteiras do país por 15 dias.

Uruguai

Um dos últimos países a registrar casos do novo Coronavírus na região, são até agora quatro casos confirmados no Uruguai. Na sexta (13/03) o governo obrigou quarentena aos que provém de países de risco, cancelou eventos públicos e privados, fechou de museus, cinemas e teatros por no mínimo 14 dias. Restaurantes e supermercados continuam abertos. Está proibida a descida de cruzeiros e foram suspensos os vôos da Europa e da Americam Airlines.

Venezuela

Foram confirmados os dois primeiros casos no país. Nos portos e aeroportos venezuelanos, autoridades monitoram a temperatura dos viajantes há semanas. Os restaurantes devem oferece apenas comida para viagem, e foram suspensas as atividades em discotecas e bares. Há suspensão de voos chegando na Venezuela, por um mês, vindos da Europa, Colômbia, Panamá e República Dominicana.