Coronavírus: Passageiros se sentem mais seguros com teste antes do embarque

Uma pesquisa realizada pela IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo – revelou que para os passageiros, o teste da Covid-19 antes do embarque é a medida que os deixaria mais seguros em voar. Para 65% dos entrevistados o medo de se sentar ao lado de alguém infectado é a maior preocupação a bordo dos aviões.

A pesquisa foi feita em 11 países durante a primeira semana de junho de 2020 com entrevistados que fizeram pelo menos um voo desde julho de 2019. Para os passageiros, as três principais medidas para que se sentissem mais seguros são: teste da COVID-19 nos aeroportos de embarque (37%), uso obrigatório da máscara facial (34%) e medidas de distanciamento social nas aeronaves (33%).

Leia também: Quais os assentos mais seguros no avião em relação ao Covid-19

O medo em viajar de avião agora é grande, já que a maioria (58%) dos entrevistados disseram ter evitado viagens aéreas e um terço (33%) sugeriram que evitarão as viagens no futuro, como uma medida contínua para reduzir o risco de pegar a COVID-19. Como falamos, o maior temor é sentar ao lado de outro passageiro que esteja infectado (65%). Na sequência, 42% estão temerosos em usar os banheiros a bordo e 37% de respirar o ar da aeronave. Curiosamente, 55% acreditam que a qualidade do ar no avião é perigosa. Mas, como mostramos em matéria anterior, a circulação de ar no avião é segura.

Os próprios passageiros se mostraram dispostos a ajudar na prevenção a bordo. Dos entrevistados, 43% afirmaram estar dispostos a passar por medições de temperatura, 42% em usar máscara a bordo, 39% fazer teste antes de viajar e 38% higienizar o próprio assento.