Couvert: galetos, churrasco texano, novos restaurantes e muito mais

Nós amamos viajar e consideramos comer bem nos lugares que visitamos, parte do roteiro, por isso hoje iniciamos nossa coluna semanal de dicas de gastronomia. Por serem notas curtas sobre o melhor da gastronomia pelo mundo, demos o nome de Couvert. Espero que gostem e fiquem sempre ligados às sextas-feiras nas novidades gastronômicas que o Maior Viagem preparou.

Nessa semana no couvert você confere: novo espaço para gastronomia em Miami, um novo jeito de fazer e apreciar churrasco, novos restaurantes no sul da Espanha e no Rio de Janeiro, o dia da costela suína e opções gastronômicas em Brasília.

– Boa gastronomia em Wynwood –

O Wynwood Yard é um novo centro de gastronomia e cultura em Miami. Quatro conceitos culinários além de um bar pop-up foram criados em um vibrante ambiente ao ar livre. Presença de Della Test Kitchen, que oferece preparações à base de plantas servidas em “taças de felicidade”; o foodtruck de sushi Myumi; o The Knife, especializado em comida árabe e o Vibe 205, que oferece propostas da culinária dos Estados Unidos.

– Galeto em Brasília –

Com oito anos de tradição em Brasília, a Galeteria Beira Lago mantém um cardápio tradicional e um ambiente familiar e acolhedor. A especialidade da casa é o rodízio de galeto, acompanhado de salada verde, salada de maionese, polenta frita, massa caseira, farofa, arroz e o molho de ervas.

BOSBBQ_SmokehouseSpecial_créditos Henrique Peron– Restaurante de churrasco texano no Brasil –

Inaugurado semana passada na Vila Madalena em São Paulo, no BOS BBQ – Texas Style Barbecue todos os pratos são preparados no Barbecue Pit, defumador americano à lenha com processo de cozimento lento e a baixas temperaturas, de 95 a 115 °C. O resultado é uma carne mais macia, suculenta e levemente amadeirada, exatamente como é preparada no Texas.

– A orla de Andaluzia recebe novo restaurante –

O restaurante Alevante, no hotel Meliá Sancti Petri foi inaugurado essa semana na orla de Andaluzia, no sul da Espanha. Novo projeto de Angel León, proprietário do restaurante Aponiente, que ganhou duas estrelas Michelin, o Alevante servirá peixes e mariscos frescos, além de receitas criativas e deliciosas como arroz com plâncton, bolinhos de camarão, ouriço-do-mar e batatas com choco.

– Menu amável em Brasília –

O Rubayiat Brasília oferece de 2ª a 6ª, no almoço e jantar, o menu amável, que inclui entrada, prato principal e sobremesa. São três a quatro alternativas de entrada (quentes e frias), duas opções de carnes, duas de peixes e uma massa para prato principal e três sugestões de sobremesa para escolher. Semanalmente as opções são renovadas para o cliente degustar diferentes especialidades.

– Bairro carioca recebe novo restaurante –

A chef Juliana Reis inaugura o seu terceiro projeto ao lado do seu irmão Luis Felipe Reis e Yuri Ribeiro: o bar Manifesto BCA (Bar e Cozinha Artesanal), no Leme. Um espaço cool onde tudo do menu é feito no local, usando o mínimo de produtos industrializados. Entre os itens produzidos artesanalmente no local, os comensais poderão saborear massas frescas, pães recheados, pizzas, molhos, inspirados em países como Brasil, Espanha e Itália. O menu traz opções para carnívoros, vegetarianos, junkies e a galera fit.

– 7 de março – Dia da costela suína –

Beer Soccer Club. Fotos de Fernando Frazão. Copyright © Fernando Frazão 2012 www.fernandofrazao.com

O dia da costela suína foi criado nos Estados Unidos, mas os brasileiros aderiram e não é difícil encontrar lugares que servem a delícia no Rio de Janeiro. O restaurante Costelão, no Cadeg, serve o prato ao estilo tradicional: costelinha com ou sem molho barbecue. Em Botafogo, o Destemidos Pub & Burgueria serve a Costelinha Especial com molho BBQ, marinada no vinho branco e alecrim. Em Caxias, o bar dedicado aos esportes Beer Soccer Club serve a sugestão com batata rústica ou noisette e muito molho de churrasco – a Costelinha Adão e Eva (foto). Já em Niterói, a boa pedida é visitar o Armazém São Jorge, bar dedicado às cervejas artesanais, que serve a Costela do Jorge (costela suína assada por 3 horas com molho barbecue e batata gratinada).

Fotos: Divulgação