Prepare-se para curtir a Festa do Sol no Peru

Inti Raymi, também conhecida como a Festa do Sol, é uma das mais tradicionais festas do Peru e acontece todos os anos no dia 24 de junho (data que marca o solstício de inverno no Hemisfério Sul). Para os Incas, a data era a mais importante do ano, pois marcava o momento de agradecer ao deus Sol pela colheita realizada durante o ano e pedir para que o próximo ano fosse ainda melhor.

Os rituais, as oferendas e a grande cerimônia do Inti Raymi eram realizados pela nobreza Inca. O restante da população realizava festas paralelas também de celebração e adoração ao Sol. Após a invasão e dominação espanhola, a celebração foi proibida, mas desde 1944 é realizada de forma teatral com desfiles, músicas, trajes típicos e rituais.

Com quase sessenta anos de existência, o novo Inti Raymi é agora parte inseparável da vida de Cuzco. O local de realização da cerimônia é a fortaleza de Sacsayhuamán. Não só é a principal cerimônia do mês na cidade, sua fama transcendeu as fronteiras peruanas e também dentro delas, tornando-se um exemplo para outros festivais de identidade nacional, como o Sóndor Raymi, que é encenado em Andahuaylas.

Quem desejar ter contato com essa cultura e viver a experiência mística de uma viagem para o pais berço da civilização Inca, a Machu Picchu Brasil, operadora especializada no destino Peru, conta com um pacote especial de 8 dias para explorar o país e conhecer uma de suas principais celebrações. Para a festa do Inti Raymi, um guia místico e exotérico acompanha os turistas, esclarece dúvidas e apresenta as tradições do povo Inca.