Festival Varilux de Cinema Francês de graça e em casa

Mais do que nunca, em tempos de pandemia, a expressão “levar o cinema pra dentro de casa” fez tanto sentido. Por isso, com apoio da Embaixada da França, o Festival Varilux de Cinema Francês lança a sua versão online gratuita para esse período de isolamento social por conta da Covid-19.

Foram selecionados 50 filmes franceses para a ação que disponibiliza as obras de graça durante quatro meses. Com legendas em português, quase todos os filmes participaram das últimas edições do Festival Varilux de Cinema Francês, evento que ocorre anualmente, em junho, de forma simultânea em mais de 80 cidades brasileiras. Para acessar os filmes basta ir ao site oficial e fazer um cadastro simples.

A partir de hoje (28/04), o público poderá descobrir ou reencontrar sucessos de edições passadas com grandes astros franceses como Gérard Depardieu (Tour de France), Isabelle Huppert (Branca Como Neve), Catherine Deneuve (O Reencontro, A Última Loucura de Claire Darling), Jean Dujardin (O Retorno do Herói), Juliette Binoche (Quem Você Pensa que Sou, Tal Mãe, Tal Filha, Vidas Duplas), Omar Sy (Jornada da Vida, O Doutor da Felicidade), Vincent Lindon (A Aparição), Virginie Efira (Um Amor Impossível) e Marion Cotillard (Rock and Roll, por trás da fama, Um Instante de Amor).

Os organizadores do famoso Festival Varilux de Cinema Francês espera ainda conseguir manter a edição deste ano nos cinemas, mas a nova data ainda não foi divulgada por conta da pandemia do novo coronavírus. De qualquer forma, a iniciativa de oferecer de forma gratuita os filmes franceses é uma maneira de manter contato com o público que é fã do festival. Tendo completado dez anos em 2019, o Festival Varilux já exibiu cerca de 200 longas-metragens, somou mais de um milhão de espectadores e realizou cerca de 35 mil sessões.