As cores de Frida Kahlo no Rio

Teve início neste final de semana, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, a exposição “Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas mexicanas”, que reúne 30 obras da grande artista mexicana e 100 obras de outras 14 artistas nascidas ou radicadas no México.

A exposição, que ocupa três galerias da CAIXA Cultural, apresenta um panorama do pensamento plástico da artista e revela o potente imaginário que se formou tendo como eixo a sua figura.

Estão sendo expostos pinturas, esculturas e fotografias, além de documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens de artistas como María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda, Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch, Alice Rahon, Kati Horna, Bridget Tichenor, Jacqueline Lamba, Bona de Mandiarques, Cordélia Urueta, Olga Costa e Sylvia Fein – além da própria Frida Kahlo.

Teresa Arcq, curadora da mostra, explica que o propósito da exposição é exaltar a Frida criativa, influente na sua geração, apaixonada pela casa, pela natureza, pelas cores e pela arte, sem dar ênfase ao sofrimento, ao Diego Rivera e à rejeição amorosa.

Importante: a entrada para a exposição é gratuita, mas deve-se pegar uma senha de forma antecipada, que pode ser feito pelo site frida.ingresse.com ou na recepção da CAIXA Cultural.

Como parte da exposição, a Galeria 1, no térreo da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, foi transformada em espaço de exibição de filmes sobre as artistas Alice Rahon, Rara Avis, Jacqueline Lamba, Leonora Carrington, Remedios Varo e Frida Kahlo. A programação, também gratuita, se repetirá nos mesmos horários ao longo da exposição. Não é necessário resgatar senhas para assistir aos filmes, mas as sessões estão sujeitas à lotação.

Programação dos filmes:

10h30 – Alice Rahon (2012), 64’, de Dominique e Julien Ferrandou (Produção: Seven Doc)
12h – Rara Avis – Bridget Tichenor (1985), 21’, de Tufic Makhlouf
12h30 – Jacqueline Lamba (2005), 120’, de Fabrice Maze (Produção: Seven Doc)
15h – The Life and Times of Frida Kahlo (2005), 90’, de Amy Stechler (Produção: Daylight Films e WETA, Washington DC, in association with Latino)
17h – Leonora Carrington (2011), 107’, de Dominique e Julien Ferrandou (Produção: Seven Doc)
19h – Remedios Varo (2013), 64’, de Tufic Makhlouf (Produção: Seven Doc)

 

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca) – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3980-3815

Período de visitação: até 27 de março de 2016

Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Entrada franca