Maksoud Plaza: Clássico hotel em São Paulo se reinventando

Quem nunca ouviu falar no Maksoud Plaza? Quando se pensa em hotel em São Paulo esse provavelmente será um dos que virá a cabeça. Tudo isso graças a fama conquistada nos áureos tempos, na década de 80, quando todo mundo que era importante frequentava o hotel. Moradores de São Paulo aproveitavam seus restaurantes, bares e até shows; visitantes se hospedavam no que era o mais icônico e agitado hotel da época. Não à toa recebeu grandes personalidades nacionais e internacionais nesse período. Agora, em parceria com a rede AccorHotels o clássico hotel paulistano tenta se reinventar, mantendo a tradição nos serviços e estrutura, mas buscando uma pegada mais moderna para atrair um público diferente.

Entender essa nova fase do Maksoud Plaza é simples, está tudo bem ali logo na entrada. O marcante lobby do hotel continua destacando o design da época da inauguração, em 1979, com seus jardins, lagos, elevadores panorâmicos, esculturas e obras de arte – entre elas a belíssima escultura pendente em alumínio de Yutaka Toyota . Mas agora divide espaço com um ponto para fotos baseado no instagram, um café Havanna, uma barbearia e o premiado Frank Bar. Essas inovações, somadas a experiências anteriores – como o PanAm Club, balada que ocupou o terraço do hotel até o ano passado, mostram que parte dessa reinvenção do Maksoud Plaza passa por conquistar um público jovem e reciclar os frequentadores do hotel.

maksoud-plaza-hotel

Outro aspecto bastante claro é de sair um pouco da categoria de hotel de super luxo, sem perder a qualidade tradicional ao Maksoud Plaza, mas buscar um público maior através de um preço mais competitivo, tanto que as diárias do hotel apresentam um excelente custo/benefício, ainda mais para a região onde fica. A localização privilegiada certamente é um dos atrativos para quem busca um hotel em São Paulo já que está apenas a uma quadra da Avenida Paulista e cercado de restaurantes, bares, lojas e pontos de interesse na cidade.

Ficamos hospedados no Maksoud Plaza a convite para conhecer um pouco desses novos aspectos e é claro conferir de perto o que esse clássico hotel em São Paulo oferece a seus hóspedes. Passar uns dias ali é como voltar no tempo e reviver o glamour do hotel nos anos 80, mesmo com as novas intervenções, afinal isso ficará sempre no imaginário de quem passa pelo Maksoud. Ainda chama a atenção a arquitetura clássica do hotel, com destaque para o vão central com pé direito altíssimo que deixa o ambiente do lobby e dos corredores de acesso aos quartos muito mais agradável. Cabe aqui uma observação sobre a pena que senti ao ver uma rede de tela de proteção nesse vão, já que impacta de certa forma no visual. Mas a clássica cena de Axl Rose atirando uma cadeira nos jornalistas que estavam no lobby talvez explique a motivação de segurança que levou a instalação. O atendimento impecável da equipe do hotel ainda relembra também a sua base de hotel de luxo nos anos 80. Manter essa tradição na arquitetura e nos serviços certamente é a escolha certa para não perder o glamour que é a marca do Maksoud Plaza.

Os quartos passaram por uma modernização, principalmente nos detalhes, como a inclusão de pontos USB e tomadas na área de trabalho. Mas ainda mantém as características clássicas do hotel e mobiliário que segue mais a linha dos hotéis que foram erguidos nos anos 80. Não espere um quarto com aspecto super moderno, embora com os ajustes feitos eles não deixem a desejar em funcionalidade a qualquer quarto de hotel da mesma categoria recém inaugurado. Um fator que chama a atenção é o tamanho. Mesmo em categorias menores, ficamos na Suíte Junior Paulistana, o espaço do quarto é excelente. Um diferencial se comparado aos hotéis mais modernos, que optam por quartos mais compactos. A nossa suíte no Maksoud Plaza tinha dois ambientes, um de dormir e um de sala de estar com mesa de trabalho, e um banheiro de ótimo tamanho.

maksoud-plaza-hotel-sao-paulo

Uma das vantagem de ficar nas suíte de categoria mais alta é o acesso ao VIP Club. Sim é possível ser ainda mais VIP no Maksoud Plaza. Com check-in e check-out exclusivo, um ambiente com TV e bebidas para aproveitar o dia todo, happy hour com comidinhas e bebidas disponíveis no início da noite; esse serviço é um mimo a mais para os hóspedes. Mas se você tiver em alguma outra categoria sem acesso ao clube poderá ainda desfrutar da academia, piscina interna, estacionamento, heliponto e serviço de concierge.

A gastronomia sempre foi um ponto alto do Maksoud Plaza, que em seus áureos tempos chegou a ter três restaurantes. Hoje abriga apenas o Restaurante 150 Maksoud, onde também é servido o café da manhã com buffet completo. Com mesas espalhas pelo lobby o restaurante causa uma certa estranheza na primeira impressão, mas quem se permite experimentar um almoço ou jantar por ali irá perceber que oferece boas opções em buffet ou á la carte e o ambiente, que inicialmente causa estranheza, acaba se tornado um ponto positivo por deixar o clima mais informal. Mas pra mim, o grande destaque é mesmo o Frank Bar. Com apenas três anos de funcionamento o local é sucesso absoluto. Prova disso é a casa estar sempre cheia, com fila para conseguir um lugar para sentar, e os prêmios que acumula: entrou para a seleta lista dos 100 melhores do mundo em 2017 pelo The World´s 50 Best Bars e foi eleito pela Folha de São Paulo o melhor Bar, com o melhor Bartender e a melhor Carta de Drinques da cidade. Realmente as criações de Spencer Amereno são surpreendentes: criativas, saborosas e com uma linda apresentação.

maksoud-plaza-soa-paulo

Resumo

Acomodação: Quarto e banheiro bem grandes (merece destqaue), com mobiliário mais antigo mas confortável e adaptado para solicitações mais modernas.

Localização: Excelente localização, a uma quadra da Avenida Paulista.

Atendimento: Equipe prestativa e bem atenciosa.

Alimentação: Restaurante bom e Bar excelente

Serviços: Piscina interna, fitness center, barbearia, cafeteria, concierge, serviço de quarto 24 horas.

Facilidades: wi-fi cortesia, VIP Club para alguns quartos.