Ilhas Cayman: o Éden caribenho na gastronomia

O arquipélago das Ilhas Cayman é um território ultramarino britânico no Caribe a pouco mais de uma hora de voo de Miami e rota de muitos cruzeiros caribenhos. No total são três ilhas irmãs: a Grande Cayman, que é a maior de todas; a Cayman Brac; e a Pequena Cayman, todas com fácil acesso entre si. O conjunto oferece uma combinação perfeita de praias, cultura, esportes aquáticos e gastronomia de primeira linha, uma proposta completa de descanso para casais, família ou amigos.

Caracterizada pela culinária internacional e por peixes e mariscos espetaculares, as Ilhas Cayman são famosas na região como a “capital gastronômica do Caribe” por possuir um circuito culinário que promete ser inesquecível. São mais de duzentos restaurantes para todos os gostos e alegria dos moradores locais e turistas. Ao pôr-do-sol a Grande Cayman assiste seus visitantes percorrerem a região praieira chamada de “Seven Mile Beach” (ou “praia das sete milhas”) em direção aos diferentes distritos gastronômicos espalhados por toda a ilha em busca de uma nova experiência de sabores.

Quem quiser provar os pratos tradicionais, porções dos melhores pescados fritos e bolinhos, ou tradicionais croquetes locais acompanhados de uma variedade enorme de guarnições, podem ser apreciados junto à beleza das praias locais. O menu típico que encontramos nos restaurantes inclui os peixes pargo e dourado, entre outras espécies pescadas ali, sempre temperadas com ervas e especiarias locais, preparadas em uma parilla ou fritas com perfeição. Um restaurante que serve o melhor da cozinha tradicional das Ilhas Cayman é o Grape Tree Café, em Bodden Town.

Cada restaurante em Cayman tem sua própria proposta e menu, sendo possível experimentar o que há de mais variado na gastronomia internacional. Em determinada região, todas as quarta-feiras acontece o “Flavour Tour”, a experiência que inclui cinco pratos e os melhores coquetéis, passando por diferentes restaurantes, onde é possível degustar opções gourmet de carnes, peixes e massas, como os raviolis de mariscos ao molho trufado. No final da noite, o anfitrião leva o grupo para a West Indies Wine Company, uma adega moderna que possui em seu catálogo uma seleção de oitenta vinhos do mundo inteiro.

Muito da magia das Ilhas Cayman se deve ao nível de qualidade dos serviços oferecidos em todos os estabelecimentos, especialmente nos hotéis. A maior parte da rede hoteleira está concentrada em Grande Cayman, onde é possível descansar em locais exclusivos como o Caribbean Club, um complexo imponente de luxo que conta com 37 suítes de um a três quartos, com vistas espetaculares da Seven Mile Beach, além de todos os serviços que possam ser necessários mesmo para os viajantes mais exigentes. O Plantana e o The Westin também contam com uma localização privilegiada na qual os hóspedes poderão usufruir de instalações e serviços de primeira linha.

Hotéis localizados em Cayman Brac também são ótimas opções para quem tiver a oportunidade de passar mais alguns dias no destino. Essa é a ilha certa para quem procura aventura e imersão mais profunda na natureza. A Pequena Cayman é a menor das três ilhas, um território caracterizado por uma tranquilidade surpreendente e praias íntimas de água turquesa com areia branca e fina, uma das maiores atrações que encanta os mergulhadores e quem adora ficar na água. Existem várias opções de hospedagem que, em sua maioria, conta com todas as instalações e serviços necessários para praticar mergulho, além da recepção calorosa característica do povo local.

As Ilhas Cayman oferecem uma proposta muito atraente para os turistas esticarem suas viagens aos Estados Unidos: um voo de Miami para as Ilhas Cayman dura pouco mais de uma hora, motivo excelente para fazer uma viagem inesquecível à capital gastronômica do Caribe.