Entrada mais rápida na imigração para brasileiros no Reino Unido

Visitantes brasileiros que viajam com frequência para o Reino Unido podem agora se inscrever no programa Registered Traveller Service. Os possíveis beneficiados passariam primeiro por verificações de segurança avançadas, e, após esse procedimento, poderão entrar no Reino Unido com maior rapidez nas próximas vezes.

O programa Registered Traveller Service entrou em funcionamento no dia 8 de abril de 2015 para passageiros maiores de 18 anos, residentes da Austrália, Canadá, Japão e Nova Zelândia. Posteriormente, em 2016, foi ampliado para incluir inscritos de Hong Kong (somente da Região Administrativa Especial), Cingapura, Coreia do Sul, Taiwan e algumas categorias de visitantes advindos da Índia. Agora é a vez do Brasil fazer parte desse grupo.

Para qualificar-se na inscrição do programa, o passageiro precisa ter um passaporte válido, um visto ou ter visitado o Reino Unido ao menos quatro vezes ao longo dos últimos dois anos. Indivíduos que preenchem os critérios de elegibilidade podem se inscrever para o Registered Traveller Service por meio da internet, informando o passaporte e detalhes pessoais. O custo de cada inscrição é £70. Isso inclui uma taxa não-reembolsável de £20 para o envio da inscrição e uma taxa anual de associação de £50, que será reembolsada caso a inscrição não seja contemplada. Há uma taxa adicional de £50 para renovar o serviço por 12 meses adicionais. Depois que as verificações forem realizadas, se a inscrição for aprovada, o indivíduo receberá uma carta de aceitação provisória.

Para validar e confirmar sua associação, o indivíduo deve, na sua próxima viagem ao Reino Unido, se apresentar a um oficial de imigração para concluir o processo de inscrição com uma entrevista, que verificará se o candidato se enquadra dentro das especificações do serviço, além de confirmar sua identidade.

O Registered Traveller Service permite aos passageiros que já passaram por verificações avançadas de segurança a entrada facilitada no Reino Unido por meio dos portões de acesso de passaporte biométrico (caso possuam um ePassport) ou por meio do portão para aqueles que possuem um passaporte Europeu ou do Reino Unido, não sendo necessário o preenchimento do cartão de desembarque. Outras unidades participantes são London City, Stansted, Birmingham, East Midlands, Edinburgh, Glasgow, Luton, Manchester e os terminais Eurostar em Paris, Bruxelas e Lille. Mais informações sobre o Registered Traveller em https://www.gov.uk/registered-traveller.