As belezas de um Uruguai ainda pouco conhecido

Montevidéu, Punta Del Este e Colônia Del Sacramento são localidades uruguaias mais que carimbadas nos passaportes de muitos brasileiros. Porém, existe um Uruguai ainda pouco conhecido e explorado, variando de reservas naturais, patrimônios históricos culturais da humanidade tombados pela UNESCO a destinos místicos.

O departamento de Lavalleja, pouquíssimo visitado pelos brasileiros, abriga uma das maiores riquezas naturais do país, e é o berço da história uruguaia, já que ali nasceu o herói nacional Artígas. A capital, Minas, está a apenas 122 km de Montevidéu. É por excelência o lugar das serras uruguaias que mais cativa a população local e aos turistas. Possui intensidade energética, misticismo e natureza, destacando-se o Cerro Arequita e o Cerro do Verdún, que recebe a imagem da Virgem Maria visitada por milhares de pessoas. E aos pés do monte pode-se acampar com tranquilidade e paz.

No Cerro Artigas está a estátua de 18 metros do herói nacional José Gervasio Artígas, feita pelo escultor José Belloni e seu filho Stelio Belloni. Próximo a capital do departamento, estão o Parador Salus e a fonte do Puma, localidades com caminhos totalmente arborizados entre as serras de Minas que merecem a visita. Na região, os passeios mais famosos são o Salto del Penitente, o Hilo de la Vida com importantes formações geológicas, além do Templo Budista – que funciona somente com visitas agendadas previamente -.

Paysandú, cuja capital está a 379 km de Montevidéu, se encontra à beira do Rio Uruguai, zona muito característica pelas termas naturais, praias e florestas densas – ideais para esportes de aventura e náuticos. A capital, conhecida como “La Heroica”, foi decretada pelo general Artígas a cidade das Províncias Unidas Del Río de la Plata frente ao Rio Uruguai. Possui grandes obras arquitetônicas e um rico patrimônio histórico, incluindo a primeira ponte a unir o Uruguai e Argentina chamada de ponte Paysandú-Colón.

O município é completo pela soma das atividades produtivas, riquezas históricas, culturais e naturais. As principais atrações turísticas são a Meseta de Artígas – maior monumento em homenagem ao herói nacional, local onde está o busto do libertador pátrio, as Termas de Guaviyu e de Almirón, além da reserva florestal Montes del Queguay – parte de um dos mais importantes e belos trajetos turísticos uruguaio, o “Corredor de Los Pájaros Pintados”.

Localizado a 379 km da capital uruguaia, o departamento de Rio Negro tem uma grande oferta turística, incluindo o turismo de aventura, já que possui ilhas em estado quase selvagens, de zonas úmidas, fauna e flora espetaculares com diversidade e beleza incomparável, perfeitas para o ambiente de camping.

Como ponto alto o Balneário de las Canãs em referência às montanhas de Caña de Tacuara, uma espécie de bambu originária da região, hoje preservadas como reserva natural. É reconhecido como costa uruguaia-argentina, e oficialmente fronteira natural entre a República Oriental do Uruguai e a República Argentina. Já Young é a segunda cidade mais importante de Rio Negro, considerada a capital agropecuária do Uruguai, com uma estação de trem fundada em 1910, em estilo inglês e desativada. Hoje é ponto turístico local, denominada de Paseo del Ferrocaril. Os turistas podem conferir também a beleza do teatro Young, fundado em 1913 e a Plazoleta Sardo. Então, o que está esperando para descobrir essas regiões pouco conhecidas do Uruguai?