Urgente: Confira a lista de voos cancelados da Avianca

Especialmente nesta última semana, a situação da Avianca Brasil está se complicado. Após alguns aeroportos usarem medidas preventivas para garantir as decolagens dos aviões da companhia aérea, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu nota na noite de sexta (12/04) noticiando que recebeu o pedido de cancelamento de matrícula de 10 aeronaves que estavam em posse da empresa. Com isso, ontem mesmo foram anunciados 180 voos cancelados da Avianca.

A comunicação dos proprietários da empresa Constitution Aircraft Leasing de reaver os aviões ocorreu após decisão judicial favorável que determinou a reintegração de posse dessas aeronaves. Na sequência a companhia aérea emitiu um alerta comunicando os voos cancelados da Avianca, justificando a atitude pela possível redução da frota e “e visando minimizar o impacto na sua operação e aos seus passageiros”. A lista atualizada dos voos cancelados a partir de hoje você confere aqui.

RESERVE SUA HOSPEDAGEM QUANDO FOR VIAJAR POR AQUI!
Ao fazer a reserva através deste ou qualquer outro link do Booking.com em nosso site, sem pagar nada mais por isso, você ajuda a manter o Maior Viagem atualizado.

Mesmo os voos ainda confirmados pela companhia aérea correm o risco de não acontecer. É que alguns aeroportos continuam com a medida de só autorizar a decolagem dos voos da Avianca caso a empresa pague de forma antecipada as tarifas aeroportuárias. Em Florianópolis a empresa entrou em acordo com o aeroporto, mas como os termos não foram anunciados não existe nenhuma informação de até quando os voos estão garantidos, embora a situação atual seja de normalidade. O Aeroporto de Salvador afirma ter recebido de forma antecipada os pagamentos desta semana, e por enquanto apenas esses voos estão garantidos. Em Porto Alegre os voos estão garantidos até segunda. Nos aeroportos Guarulhos (São Paulo) e RioGaleão (Rio de Janeiro) os voos da Avianca Brasil só serão autorizados a decolar mediante o pagamento à vista das taxas de aeroportos. Em nota oficial a Avianca informa que “está tomando todas as medidas necessárias para garantir a continuidade de sua operação”.

A ANAC afirma que além de dar cumprimento à decisão, manterá a fiscalização da atuação da empresa diante dos passageiros e segue acompanhando a execução das ações para a readequação da malha aérea e a manutenção da segurança das operações, além de determinar a interrupção das vendas dos voos impactados. Nos casos dos voos cancelados da Avianca, o passageiro deve ter os seus direitos respeitados. Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá registrar sua reclamação por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. Pela ferramenta, o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm a obrigação de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias.