Atividades de mergulho em Madagascar

Madagascar possui 5.000 km de costa e a geografia da ilha é relativamente simples. Do norte ao sul, altos relevos e uma série de bacias de lago atravessam o centro. A erosão é de importância variável, tendo criado locais espetaculares como o Isalo, enquanto seu pico mais alto é o Monte Maromokotra, localizado a 392 km da costa leste da África. A costa é bastante diferente de um lado para o outro, mas a ilha proporciona atividades diversas, incluindo ótimos locais para prática de mergulho em Madagascar.

A parte ao Oriente da ilha é estreita, devido ao fato de estar preso entre a borda das Terras Centrais e o Oceano. No Oeste e no Sul, os relevos diminuem progressivamente em declive até o nível de uma ampla planície, muitas vezes interrompida por grandes rios majestosos. No entanto, Madagascar é um “pequeno continente” cercado por uma multiplicidade de ilhotas, algumas das quais agrupadas nos arquipélagos. Passeios de um dia para as pequenas ilhas ao redor de Nosy Be, ou viagens especiais estão disponíveis, através de vários meios de transporte: em um veleiro, barco, lancha ou catamarã.

As águas malgaxes estão entre os melhores pontos de mergulho do planeta. Uma infinita variedade de peixes coloridos com nomes exóticos, em uma paisagem de conchas e corais com formas indescritíveis, encoraja qualquer visitante a mergulhar. Nas costas ou no mar, os pontos estão localizados em três áreas principais: O Sudoeste, Nosy Be e Sainte Marie. O sudoeste tem o terceiro maior recife de coral do mundo, no mar de Tuléar. A Baía de São Vicente, a baía de Ifaty e o recife de Andranobe são pontos de mergulho muito populares.

A diversidade natural de Nosy Be e o litoral magnífico tornam-no um impressionante site de exploração marítima. Os mergulhadores principiantes e avançados terão o prazer de encontrar o Coral Negro, com suas colônias de corais pretos que podem crescer até 1,5 m de altura e suas flores impressionantes. Para iniciantes e todos os níveis, as águas de Tanihely revelarão cores ricas e uma grande variedade de espécies marinhas. Para os mais avançados, os centros de mergulho oferecem mergulhos e excursões inesquecíveis. Já a ilha de Sainte Marie – ou Nosy Boraha – é um pequeno paraíso tropical na costa leste de Madagascar. Sua autenticidade decorre de suas lagoas exuberantes, com a probabilidade de ver baleias jubarte.

Tuléar tem o terceiro maior recife de coral do mundo, uma barreira de 18 km de comprimento e de 1-3 km de largura. O recife de coral é o tesouro de Vezo. Mangily, Anakao e Nosy Ve, três locais muito populares farão com que você aproveite o mar. A lagoa de Ifaty, a 40 km de Tuléar, no Golfo de Moçambique, também é apreciada pelas suas praias: um refúgio entre a água azul-turquesa da lagoa e a vegetação da floresta seca do sul do interior. Madagascar oferece centros de mergulho abertos durante todo o ano, no entanto, o melhor período de mergulho é de abril a meados de janeiro.