Mimo Festival Olinda acontece no fim de semana

Depois do Rio de Janeiro, é hora do Mimo Festival Olinda. O festival promete agitar as ladeiras da histórica cidade de Pernambuco no fim de semana, com uma programação intensa e gratuita. A última parada em 2017 será justamente na cidade onde tudo começou, 14 anos atrás. Consolidado como o maior festival de música gratuito da América Latina, o MIMO traz à cidade uma programação abrangente, com concertos inéditos de artistas de diversas nacionalidades. O pernambucano Otto é o headliner do evento e encerra o festival de 2017 em grande estilo.

Entre os destaques do Mimo Festival Linda, estão o cineasta e músico Emir Kusturica & The No Smocking Orchestra, da Sérvia, com sua fanfarra; a jovem francesa Laura Perrudin, que com uma harpa cromática eletrificada, mistura jazz, hip hop, soul e música eletrônica; o violinista e improvisador francês Didier Lockwood, com seus mais de 40 anos de carreira; o trio africano 3MA, formado pelo renascentista Rajery com sua valiha, o mágico da kora BallakéSissoko e o incrível oudista Driss El Maloumi; o instrumentista, compositor e cantor de Mali Vieux Farka Touré, que foi considerado pelo jornal inglês “The Guardian” “o novo herói da guitarra africana”; o coletivo Ondatrópica, da Colômbia, que vai da cúmbia ao hip hop, passando pelo funk, dub, jazz e ska; e o roqueiro português Manel Cruz.

O Festival Mimo de Cinema ocorre paralelamente à programação musical e é inteiramente dedicado a produções inéditas que tenham como fio condutor a música. São obras de diferentes gêneros, que cativam a plateia desde a primeira edição em 2004, com projeções ao ar livre, em telões, tendas, cineclubes e salas de exibição. Em Olinda, as projeções acontecem na Tenda da Ribeira. Ao todo serão 12 filmes, entre eles o filme convidado ”João, O Maestro”, do cineasta Mauro Lima, sobre a brilhante trajetória do pianista João Carlos Martins. Outro destaque na programação é Fevereiros”, de Marcio Debelian, que segue os passos de Maria Bethânia no Carnaval de 2016.

Ainda há um espaço para a literatura com a tradicional “Chuva de Poesia”. Em 2017, com o tema “Mulheres poetas pelo mundo”, serão atirados do alto das da Igreja da Sé, poemas de Ana Cristina Cesar, Hilda Hilst, Sophia de Mello Breyner Andresen, Marina Tsvietáieva, Safo, Emily Dickinson, Rupi Kaur, Chiyo-ni e Sono-jo. E pelo Prêmio Mimo Instrumental, Salomão Soares fará recital no Mimo Festival Olinda em 18 de novembro, na Igreja de Nª Sª do Carmo. Para mais informações e a programação completa acesse o site oficial.