Museu dos Andes não pode ficar de fora do roteiro de Montevidéu

Apesar de estar na Ciudad Vieja (parte histórica da cidade), onde se encontram as principais atrações de Montevidéu, o Museu dos Andes 1972 pode passar desapercebido para alguns turistas. Sua entrada discreta na Rua Rincón pode até mesmo não ser notada por quem passa por essa rua menos famosa do centro, mas a grandiosidade da história e do acervo fazem desse passeio obrigatório em um roteiro de Montevidéu.

Criado para homenagear as vítimas e os sobreviventes de uma das mais impressionantes histórias ligadas ao Uruguai, o Museu dos Andes 1972 é um passeio impressionante até mesmo para quem não cure muito museus. A história do desastre aéreo com um time de rugby uruguaio e a luta pela sobrevivência em condições adversar no alto dos Andes impressiona. Um livro, que depois virou filme, conta em detalhes tudo o que aconteceu. Mas estar nesse museu é poder entender ainda melhor como foram os dias em que o fato ocorreu. Através de vídeos, objetos, depoimentos e muita informação, você sairá do pequeno museu com a impressão que poderia ficar horas lá dentro (e se estiver disposto a conhecer todos os detalhes reserva um bom tempo para a visita).

museu-dos-andes-1972

Impossível não se emocionar e impressionar com a história do acidente aéreo ocorrido em outubro de 1972. O avião da força aérea uruguaia que transportava o time de rugby do Old Christian´s Club para uma partida amistosa no Chile colidiu com os Andes, a 3.570 metros de altitude. Das 45 pessoas a bordo, 28 sobrevieram ao impacto, mas apenas 16 foram resgatadas com vida depois de mais de 70 dias vivendo em condições adversas, com frio, sede, fome e feridas causadas pelo acidente. A impressionante história dos sobreviventes que após 10 dias ouviram por um rádio que as buscas estavam suspensas e sua luta para sair e procurar ajuda no meio do nada é emocionante. Certamente será um dos passeios mais impressionantes em sua viagem.

Para começar a visitar o museu, um vídeo com legenda em diferentes línguas (inclusive o português) conta um pouco a história. Depois é hora de visitar o completo Museu dos Andes 1972 e através de objetos, depoimentos, linha do tempo e informações conhecer em mais detalhes tudo que aconteceu. Chama a atenção a tentativa de explicar as possíveis causa do acidente (o avião não tinha caixa preta e os pilotos morreram no acidente), assim como as cartas e palavras de vítimas e familiares. Um passeio emocionante que conta em detalhes uma das histórias mais trágicas e milagrosas do Uruguai.

museu-andes-montevideu

A forma como os sobreviventes se organizaram, a busca por ajuda, a agonia dos familiares, o resgate impressionante e até mesmo a polêmica parte do canibalismo (para sobreviver eles se alimentaram do corpo dos mortos) são explicadas no Museu dos Andes. Mesmo para quem já conhece a história, sairá de lá com muito mais informação e um novo pensamento a respeito.

Museu dos Andes 1972

Endereço: Rua Rincón, 619 – Montevidéu

Telefone: +598 2916 94 61

Site: https://www.mandes.uy/

Horário de funcionamento: Segunda a sexta (10h às 17h), sábado (10h às 15h)

Nossa viagem para Montevidéu teve o apoio do hotel Esplendor by Wyndham Montevideo Cervantes, do chip internacional Mysimtravel e do Ministério de Turismo do Uruguai.