MIMO Festival é chance de conhecer Amarante

Acontece nesse fim de semana o MIMO Festival em Amarante, cidade que fica a 40 minutos de carro do Porto . Além de aproveitar todas as atrações do festival de música (clique no link para ler a matéria que preparamos para o site Estilozzo), essa é uma oportunidade única de conhecer esse destino ainda pouco explorado pelos brasileiros em Portugal. Por isso, o Maior Viagem pediu algumas dicas para organizadora do festival, Lu Araújo, com dicas de o que fazer em Amarante.

A cidade é um destino para quem gosta de apreciar a detalhada arquitetura antiga. Fundada em 350 a.C, Amarante tem uma história complexa que inclui inúmeras batalhas e ruínas preservadas, como o Solar dos Magalhães, incendiado pelas tropas francesas em 1809. Para quem gosta de cultura, esse também é um destino para colocar na próxima viagem a Portugal. Amarante se orgulha das personalidades nascidas ali: os poetas Teixeira de Pascoaes, Abade de Jazente, os escritores Agustina Bessa-Luís e Alexandre Pinheiro Torres, os pintores António Carneiro, Acácio Lino e Amadeo de Souza Cardoso e o político António Cândido. O frade dominicano São Gonçalo, embora não tenha nascido ali, deixou uma marca tão forte na cidade que o mosteiro e a ponte principal levam o seu nome e são duas das principais atrações turísticas.

Na gastronomia a tradição é o cabrito assado, regado com o vinho verde local, acompanhado do estaladiço pão de Padronelo, que deve ser degustado no Restaurante Lusitana. O restaurante dispõe de um pequeno deque sobre o Rio Tâmega. Para comer o afamado leitão Bísaro (raça autóctone de suíno), a dica é se deslocar até uma aldeia (São Pedro de Aboim), onde fica o restaurante Filhos de Moura.O Quinta da Lama é um restaurante todo em pedra e pitoresco pois a sala de jantar fica dentro de um antigo lagar de azeite. A doçaria amarantina, à base de ovos, amêndoa, e calda de açúcar, é de origem no Convento de Santa Clara. As doçarias mais importantes são as Confeitaria da Ponte, Confeitaria Tinoca, Doçaria Mário e Café Bar São Gonçalo.

Outras dicas do que fazer em Amarante é curtir o Parque Florestal, fundado em 1916 por iniciativa do Presidente da Câmara do período, António do Lago Cerqueira; a Pousada do Marão, de onde avista-se o esplendoroso vale da Serra do Marão e do vale do Rio Tâmega; e a Quinta da Pousadela, a oito quilômetros de Amarante, que é um aglomerado de casas de pedra em ruínas.

Se animou em conhecer Amarante? Faça a sua reserva de hotel através desse link e garanta o menor preço. Aproveite e encomende já o seu chip internacional com a comodidade de receber em casa, ainda no Brasil.