Passeios pelos pontos históricos de Tel Aviv

Em um pais com tanta história como Israel, falar sobre passeios por pontos históricos importantes é quase redundante. Mas, muita gente visita Tel Aviv e, encantado com o modernismo pulsante da cidade, acaba esquecendo que ela também tem uma parte histórica importante. Por isso mesmo, reuni nessa matéria os pontos históricos de Tel Aviv que julguei mais interessantes. Vale separar um tempo para conhecê-los.

Começo essa parte da viagem por um ponto um pouco mais distante do circuito habitual dos turistas em Tel Aviv, mas que fiz questão de conhecer: Rabin Square. A praça, construída ao lado da Prefeitura (1) em 1964 se chamava inicialmente Kings of Israel Square. Até os anos 90 era utilizada para exposição militar no Dia da Independência de Isarel e para comícios e manifestações políticas. A mudança de nome aconteceu em 1995, no ano em que o primeiro ministro Yitzhak Rabin foi assassinado bem próximo a praça. O local onde ocorreu o assassinato abriga hoje um monumento (2). Nos dias seguintes ao crime, milhares de jovens se reuniram ali para homenagear o primeiro ministro no evento conhecido como “Velas da Juventude”, graças as velas acesas por eles no local. Um grafite também foi feito perto do local do assassinato e parte dele está preservada até hoje. Na praça ainda existe um enorme monumento feito pelo artista Yigal Tumarkin dedicado ao Holocausto (3).

rabin square

Vai viajar para Israel? Reserve clicando aqui a sua hospedagem e garanta o melhor preço!
Obs.: Quando você reserva um hotel por este ou qualquer link dentro do site, nós recebemos uma pequena comissão para continuar escrevendo matérias gratuitamente para você! E você paga o mesmo valor que se fizer direto pelo site do Booking.

Já a parte mais procurada pelos turistas, que fica bem próxima ao nosso hotel na cidade – Brown TLV Urban Hotel -, fizemos com o Nadav Peretz da Outstanding Travel. Um dos lugares que ele nos levou para conhecer foi a importante Rothschild Boulevard. Para se ter uma ideia, na esquina dessa avenida com Herzl Street está um prédio construído em 1909 pela família Eliavson, uma das sessenta e seis famílias que fundaram Tel Aviv. É nessa avenida inclusive que se encontra um monumento com o nome dessas famílias (4) que entenderam a importância de crescer a cidade para além de Jaffa, além do primeiro quiosque de Tel Aviv (foto da capa). Bem ao lado desse monumento está o Independence Hall (5), que é um dos primeiros prédios de Tel Aviv, onde foi assinada a Declaração de Independência de Isarel, em 14 de maio de 1948. O terreno do prédio pertencia ao primeiro prefeito da cidade. De 1932 a 1971 o local abrigava o Tel Aviv Museum of Art, mas hoje é um centro de visitação onde se pode ver a sala onde a declaração foi assinada, exatamente igual a como estava no dia, além de um vídeo curto e bem interessante contando um pouco mais sobre a fundação da cidade e o processo de independência de Isarel.

independence-hall

Ao término da Rothschild Boulverad está o bairro Neve Tzedek, um dos primeiros bairros judeus de Tel Aviv construídos fora de Jaffa. Nessa região será possível observar uma série de prédios em estilo Bauhaus. Tel Aviv é a cidade que tem mais prédios nesse estilo no mundo, tendo sido declarada por isso Patrimônio Mundial pela UNESCO. Os mais de 4.000 prédios construídos com esse estilo deram origem ao apelido de “Cidade Branca”. Historicamente povoado por aristas, esse bairro mantém seu charme com diversas boutiques de design, simpáticos cafés e ótimos restaurantes.

Entre este bairro e a praia de Tel Aviv, na direção de quem caminha para Old Jaffa, está a Estação de Trem HaTachana. O local que era ponto de partida e chegada dos trens que ligavam Jerusalém a Tel Aviv, foi desativada em 1948. Hoje abriga nos prédios preservados uma série de lojas e restaurantes e área de lazer que recebe diversos artistas.

Estação-de-Trem-HaTachana

Para finalizar esse passeio pelos pontos históricos é continuar pelo calçadão da praia até alcançar Old Jaffa, a parte histórica de onde veio o crescimento da cidade de Tel Aviv (leia sobre Old Jaffa clicando no link).

Nossa viagem para Tel Aviv também teve o apoio da Design Hotels e Mysimtravel.