Aventura radical em El Calafate

Quem gosta de aventura e esportes radicais, dentre as novidades que o destino El Chaltén, na Patagônia argentina, oferece neste verão está o rafting no Rio Las Vueltas, com direito a 13 quilômetros de paisagens únicas. O grande diferencial é que não é preciso ter experiência anterior, apesar da atividade ser intensa.

Na cidade de El Calafate, no sul da Argentina, os esportes de aventura convivem e se complementam tanto como as paisagens: trekking e rafting, água e terra. Mas a novidade desta temporada 2015/2016 é que pela primeira vez se faz rafting em El Chaltén, localidade a apenas duas horas do centro de El Calafate e conhecida pelo seu famoso monte Fitz Roy. “El Chaltén vem inovando todos os anos nas suas opções de turismo de aventura”, disse Yanina Martín, a nova gerente do “Ente Mixto El Calafate”.

A atividade não exige preparação prévia. Basta ter mais de 18 anos e um rendimento físico médio, devido ao nível de dificuldade da travessia. Os guias fornecem o equipamento e o treinamento necessários para participar das três etapas: o início em águas tranquilas para praticar as técnicas de remo e se familiarizar com o bote, os trechos rápidos e no final o retorno às águas tranquilas. “Estamos tendo uma grande demanda de turistas para esta nova e exclusiva experiência esportiva no Rio de Las Vueltas, e como cada passeio leva apenas oito pessoas recomendamos fazer reserva”, explica Yanina Martín.

Para os turistas hospedados em El Calafate a atividade é de dia inteiro, mas no caso de quem está em El Chatén dura meio dia. El Calafate é a porta de acesso à Geleira Perito Moreno e oferece paisagens únicas e esportes aquáticos em meio a cenários naturais exclusivos do sul da Argentina.