Roteiro gastronômico na Holanda

A Holanda tem diversos atrativos, entre eles a sua saborosa gastronomia. Seja nas feiras ou nos restaurantes na Holanda, o visitante pode se deliciar com ingredientes frescos e de alta qualidade que tornam esse país especial também à mesa. Separamos algumas dicas gastronômicas e, claro, ótimos restaurantes na Holanda para que você possa aproveitar esse destino da melhor maneira.

Com uma extensa costa no Mar do Norte, a Holanda é famoso pelos seus peixes e frutos do mar. Em algumas cidades tem como grandes atrativos as suas feiras de peixes, como Scheveningen, Stellendam e Haia. Na última a praia de Scheveningen, inclusive, é conhecida pelo seu leilão diário de peixe. Com tamanha fama os restaurantes locais sempre têm produtos frescos, o que fazem com que Lemon Grass, The Harbour Club, Rootz, Waterproef e Catch by Simonis sejam restaurantes reconhecidamente bons na capital política do país.

Mas não só de frutos do mar vive a gastronomia holandesa. A pequena ilha de Texel, no norte do país, é famosa pela produção de carne de cordeiro. Restaurantes como Bij Jef, Opduin, Bistro Kerckplein, Inn de Knip e Hotel Brasserie Rebecca têm como estrelas em seu menus a iguaria. Já em North Brabant, local que Vincent van Gogh escolheu para viver, é famosa pelas achovas e caviar, além de suas frutas frescas e aspargos. Os aspargos também fazem sucesso em Limburg, onde os melhores restaurantes da região são Hostellerie de Hamert, Brienen de Maas e o In de Witte Dame.

Claro que não poderíamos falar da gastronomia holandesa sem citar os famosos queijos. Você sabia que 60% são de Gouda? Lá é possível visitar o mercado de queijo mais tradicional do país, todas as quintas entre os meses de abril e agosto.