Roteiro Gay Roma: Onde curtir na capital italiana

Talvez pela forte influência da Igreja Católica, já que a cidade abriga o Vaticano, a noite gay de Roma não era muito aberta até pouco tempo. Essa realidade começou a mudar em 2001, quando uma viajante percebeu que ao contrário das outras capitais europeias Roma não tinha um reduto gay. Ela resolveu abrir o bar Coming Out, pioneiro no que hoje é conhecida como a rua gay de Roma. Esse foi um passo importante para que a capital italiana saísse do armário e se mostrasse mais como destino gay, culminando com a Europride de 2011 que aconteceu na cidade.

Quem visita hoje Roma sabe que o destino inicial da noite gay passa obrigatoriamente pela Via San Giovanni in Laterano, conhecida como a Gay Street de Roma. Foi lá que Annalisa Scarnera o simpático bar Coming Out, primeiro voltado para o público gay na região. A proximidade com o centro da cidade, já que a localização bem próxima ao Coliseu facilita o acesso, e a novidade de ter um espaço abertamente planejado para atrair o público LGBT fez do empreendimento um sucesso. Não demorou muito para que os vizinhos também passassem a abrir suas portas para esse público, observando que era a chance de transformar a rua no point gay de Roma. Aberto até hoje, o Coming Out é o único bar gay de Roma que funciona também durante o dia, mas é a noite (principalmente as sextas e sábados) que fica lotado de moradores e turistas. O ambiente é pequeno, mas nos dias mais cheios será possível se divertir do lado de fora, já que muita gente fica circulando pela rua ou prefere sentar nas mesas com vista para o Coliseu, principalmente no verão.

coming-out-roma

O sucesso do local é tão grande, que no mesmo prédio hoje funciona um hotel boutique voltado para o público LGBT. O 1st Floor é bastante disputado pelos turistas gays pela sua ótima localização, pelo design moderno e serviço de primeira e é claro por ser bem na rua gay de Roma. Hoje já existe até mesmo o 2nd Floor Hotel devido o sucesso na procura.

my-bar-romaA rua é o local ideal para você começar a noite, beber um pouco, ver e ser visto e até descobrir o que de bom está acontecendo em Roma durante a sua estadia. Outro bar famoso por lá é o My Bar, que tem uma pequena pista de dança e atrai um público eclético ao longo do dia e primordialmente gay durante a noite. Karaokê e até shows de gogo boys costumam animar a noite por lá, o que transforma em uma boa pedida para quem está querendo começar a esquentar para as grandes boates e festas que só costumam ficar boas por volta das 02/03h da madrugada.

Outra região que vem se destacando por receber empreendimentos voltados ao público LGBT, mas não conhecemos pessoalmente. Estou apenas citando no nosso guia gay Roma porque costumam aparecer na lista de lugares gay quando se faz uma busca pela cidade. Na região de Trestevere estão os bares Beige – considerado um cocktailbar fashion gay-friendely -, o Freini e Frizioni – famoso pelas cervejas importadas e pelos martinis – e o Garbo – com ambiente mais calmo para quem já está com o date marcado.

As boates e festas costumam ser mais afastadas da cidade, o que é um problema já que o transporte público em Roma deixa a desejar se comparado a outras capitais europeias. A Mucaassassina pode ser uma ótima pedida para a noite de sexta, com suas festas temáticas. Ela acontece no Qube, já bem afastado do centro da cidade. No sábado a pedida é Giam Party animada com shows de drags e gogo boys, que acontece na Planet Roma, também mais afastada do centro.

roteiro-gay-roma-festas

parada-gay-romaVale ficar atento também as épocas em que acontecem os eventos LGBTs em Roma. Separamos para nosso Guia Gay Roma os dois principais. A Parada Gay de Roma esse ano acontece no dia 10 de junho. Tivemos a oportunidade de estar na cidade durante uma parada gay e vale a pena ir conhecer. É como todas as paradas mundo afora, com trios elétricos animando a festa com música, muita gente na rua e é claro muitas festas especiais acontecendo na cidade. E nos meses do verão acontece o Gay Village que reúne diversos eventos em um só local.

Lembrando de reservar seu hotel em Roma através dese link. Você não paga nada mais por isso e ajuda a manter o Maior Viagem sempre atualizado.

Fotos: Otavio Furtado e Divulgação

Leia mais:

Roteiro Gay em Las Vegas

Roteiro Gay em Nova Orleans

Roteiro Gay por Berlim