Think Rio: Livro apresenta o “carioca way of life”

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais desejados por turistas do mundo inteiro. Por isso mesmo, a cidade tem inúmero guias para apresentar os pontos turísticos, restaurantes, hotéis, etc. Mas, para Riccardo Giovanni, italiano radicado na cidade, faltava um que apresentasse o jeito carioca de ser. Pensando nisso, Riccardo que já tem a plataforma “I Love Rio” idealizou o projeto “Think Rio”, um guia para que qualquer estrangeiro saiba como é o jeito carioca.

Mais do que apresentar a cidade, o guia Think Rio tem a intenção de fazer com que o estrangeiro se sinta mais em casa ao visitar a cidade, ou até mesmo livrá-lo de situações embaraçosas. O próprio Riccardo passou por muitas situações causadas pela diferença cultural e é categórico em dizer que adoraria ter um guia como esse quando chegou na cidade, há 15 anos atrás. Através de uma linguagem simples, de fácil leitura, o guia escrito em inglês foi pensado para que  qualquer pessoa do mundo inteiro possa conhecer melhor o que o editor considera a principal atração da cidade: o carioca.

Outra intenção de Riccardo é apresentar uma cidade diferente da que já é normalmente divulgada lá fora. Além dos aspectos positivos, como as belezas naturais, a cidade é constantemente lembrada também por seus problemas, amplamente divulgados no noticiário do mundo inteiro. Riccardo acredita que é preciso falar do multiculturalismo da cidade, do jeito amigável dos moradores e introduzir como a cidade se desenvolveu culturalmente, através da gastronomia, história, música e outros aspectos positivos que merecem destaque. O livro apresenta ainda os costumes da cidade e indica ao estrangeiro como se comportar na cidade. Por exemplo, como o carioca curte a praia, quais assuntos devem ser evitados em um papo com um morador, entre outros aspectos.

Ainda, mais do que um convite a conhecer a cidade, ou um guia de como passar seus dias no Rio, Riccardo acredita que o livro Think Rio ajudará a espalhar pelo mundo a filosofia carioca de vida. Um dia a dia saudável, um jeito cordial de receber os visitantes e de tratar com os outros. “Se todo mundo fosse carioca no mundo certamente não haveria guerra. Em qual outro lugar do mundo é normal a pessoa entrar no ônibus que vai pro trabalho todo dia e ter uma festa de aniversário?”, comenta o editor.

Para facilitar a vida do estrangeiro na cidade e até para disseminar mais as ideias colocadas no livro, cada capítulo ainda tem um QR Code que permite compartilhar o conteúdo. A ideia é que os hotéis do Rio ofereçam a seus hóspedes o guia, mostrando assim uma imagem diferente e mais especial da cidade. Não de propósito o guia não tem imagens, é que segundo Riccardo ao olhar uma foto o leitor acha que já sabe tudo. Para ele é essencial que a pessoa entenda, por exemplo, que não basta olhar a foto da Praia de Copacabana, é preciso entender como o carioca aproveita e como se comportar por lá.

O resultado final de tamanha paixão pelos moradores do Rio – “Eu não moraria aqui se não existisse o carioca, ele que faz a cidade ser especial” – está em mais de 600 páginas. Think Rio é leitura obrigatória para qualquer estrangeiro que venha a conhecer a cidade, mas também é uma boa dica para cariocas repensarem melhor e valorizar ainda mais a cidade.