Conhecendo a Ponta do Pai Vitório em Búzios

Você provavelmente viu em algum instagram a foto clássica na Ponta do Pai Vitório, em Búzios. Mas, apesar de fazer muito sucesso nas redes sociais, como fica em uma região afastada do centro, ainda é bem preservada e com uma frequência mais baixa que outros pontos do destino.

Indo pra Búzios? Reserve a sua hospedagem através do banner acima e garanta a melhor opção. Sem pagar nada mais por isso, você ainda nos ajuda já que recebemos uma pequena comissão

O lindíssimo lugar fica entre a Praia Rasa e a Praia da Marina, a cerca de 30 minutos de carro do centro de Búzios. Por conta disso, toda a região é menos cheia que as praias mais próximas ao centro. Isso torna a visita a Ponta do Pai Vitório uma maneira de curtir Búzios com maior contato com a natureza.

A dica é que, além do Mirante da Ponta do Pai Vitório, que é onde são tiradas as famosas fotos, uma praia linda, com água cristalina e calma, natureza intocada e bem vazia ainda pode fazer parte do seu passeio. Além disso, há a possibilidade de fazer uma trilha ainda maior e conhecer outros atrativos da região.

A trilha da Ponta do Pai Vitório em si é bem tranquila de ser feita, de nível fácil, e dura cerca de 10 minutos. Do mirante para a praia há um caminho tranquilo para quem quiser curtir lá embaixo também. Mas a dica é aproveitar para conhecer mais por ali.

Para chegar de carro, a localização nos aplicativos de geolocalização está correto e é o início da trilha. De cima, para chegar ao mirante você entrará numa parte da trilha pela mata, mas muita gente acaba descendo até a praia (que é o caminho mais visível) e tendo que subir depois.

Como não é muito cheia, especialmente em dias de pouco movimento, você pode acabar se confundindo na parte da caminhada. Por isso, a indicação é contratar um guia. Além disso, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre a região com as explicações e poderá ir a cantinhos igualmente especiais por ali.

Nós fizemos com a Cactus Experiências Autênticas e foi uma ótima opção. Além de conhecer o mangue de pedras, duas outras praias pequenas e lindas, tivemos toda a explicação da guia sobre o local.

História

Não existe uma explicação certa sobre o nome da Ponta do Pai Vitório, mas a lenda mais conhecida é que ele seria um escravo africano que virou padre. A região servia de desembarque de navios com escravos.

Ele teria subido ao topo do morro para acender uma lâmpada quando um navio se aproximava de forma perigosa da região que tem muitas pedras. Isso teria salvo muitas vidas evitando mais um naufrágio, que era bem comum naquela região.

Quem contava essa história era Dona Uia, uma neta de pescadores africanos que morou na região.

Natureza

Até por ser uma parte afastada de Búzios, a região da Ponta do Pai Vitório tem a natureza bem intacta. Não deveria nem ser preciso falar aqui, mas é sempre bom lembrar, que ao visitar o local você deve cuidar.

Leve comida e bebida até porque, mesmo na praia, não há quiosques vendendo. Mas lembre-se de levar o lixo com você. Tome cuidado com a flora local e não deixe nada pra trás, a não ser boas lembranças.

O que levar

Para fazer a trilha da Ponta do Pai Vitório é importante usar roupas leves e o ideal é ir de tênis, ainda mais se for para a região do mangue de pedras. Boné, filtro solar e água são primordiais, ainda mais no calor que costuma fazer em Búzios.

Se você já visitou o local e tem alguma observação a respeito, escreva nos comentários. Vamos adorar!