Vale da Morte ou paisagem de Marte? Um dos passeios mais conhecidos do Atacama

O nome Vale de Morte pode assustar, mas é fato que esse é um dos passeios mais famosos do Deserto do Atacama. Assim como o Vale da Lua (clique no link para ler a matéria), o Vale da Morte fica na mais árido do Atacama e por isso possui uma paisagem única. Daí você pode imaginar que venha disso o nome do local. Mas na verdade a explicação é uma questão fonética apenas. É que a paisagem lembraria o relevo de Marte (de fato ao pisar no local tivemos essa impressão) e em uma tradução errônea causada pela proximidade na pronuncia dos nomes transformou o que seria o Vale de Marte em Vale da Morte.

Independente disso o fato é que o local é realmente impressionante, em uma paisagem linda de rochas e dunas que nos transportam a cenário de qualquer filme de ficção científica. Então vale de jogar e explorar o Vale da Morte da melhor maneira possível. O passeio oferecido pelo Explora Atacama a seus hóspedes (clique no link para ler o review do hotel) pode ser feito de 3 maneiras. O trekking tem uma opção mais leve, usada principalmente quando existem crianças no grupo, uma moderada, que foi a que fizemos, e uma mais longa para grupos com preparo físico maior. O que diferencia é basicamente o ponto de partida e chegada, diminuindo o tempo da caminhada. Mas seja qual for a opção que você fizer, terá a chance de conhecer o Vale da Morte e apreciar sua paisagem especial.

vale-da-morte-paisagem

Nosso passeio começou no alto do Vale da Morte, onde tivemos uma explicação sobre o local e também sobre os arredores do Deserto do Atacama com a guia do hotel, incluindo a explicação sobre o nome que relatei acima. Pudemos conhecer ainda um pouco mais sobre detalhes históricos e importantes da cultural local, como os marcos feitos de pedra para sinalizar o caminho e as construções, também de pedra, que abrigavam os nômades que passavam pela região. Do alto pudemos apreciar não só o Vale da Morte em si, mas também todo o entorno e a deslumbrante paisagem do Atacama. Foi interessante também entender onde estávamos observando o mapa e perceber as questões geográficas que auxiliam a fazer essa parte tão árida, que acaba lhe dando essa paisagem única.

Um dos grandes destaques desse passeio, porém, são as dunas, que fazem a alegria de todo os turistas. Através delas que descemos da parte alta para a parte baixa do Vale da Morte e aí vale se jogar e curtir a descida em velocidade (acredite é bem seguro e tranquilo). Esse é um dos momentos mais divertidos do passeio, e ainda nas dunas é possível fazer cliques e vídeos bem interessantes (sugiro fazer um em câmera lenta ao descer as dunas, já que o movimento da areia fica ainda mais interessante assim). Vai render muita imagem para compartilhar nas redes sociais, e o Mysimtravel nos ajudou a mostrar tudo para vocês (clique no link para comprar seu chip internacional).

vale-da-morte-passeio

No fim do passeio fomos andando na parte baixa, em um visual lindo com os paredões rochosos ao lado até a van que já nos aguardava nessa parte. Como todo passeio oferecido pelo Explora Atacama, fizemos ali o nosso lanche ante de voltar para o hotel.

Nossa viagem para o Atacama contou também com os apoios da Loja Benevento e Rayban, além do hotel Explora Atacama (clique no link para reservar) e do chip Mysimtravel.