Viajar sozinho é possível

Uma grande questão entre muitos viajantes é viajar mesmo que sozinho ou deixar de viajar por falta de companhia. Há os que preferem viajar com família e amigos e para isso conciliam férias ou procuram viajar em feriados. Porém, uma grande gama de viajantes tem optado por viajar sozinho. Pensando nesse público, reunimos algumas dicas sob consultoria da CI – Intercâmbio e Viagem.

Muitas pessoas deixam de viajar por não terem uma companhia. O que poucos sabem, porém, que bastam algumas medidas simples e um pouco de iniciativa para transformar essa vontade em realidade. A gerente da CI – Intercâmbio e Viagem de Ipanema, Christina Abreu, dá dicas e mostra as vantagens de viajar sozinho.

“Com planejamento, escolha de um programa sério e feito por profissionais experientes é possível escolher um destino e viajar com um das tantas boas companhias que já conhecemos, nós mesmos”, informa Christina. “Viajar é uma excelente oportunidade de autoconhecimento e crescimento, sem contar que resulta ainda em novas amizades, possíveis novos amores e tantas outras experiências”, complementa.

Dentre alguns dos roteiros que a CI, organiza, existe um para o Peru de 3 noites e 4 dias, conhecendo Cusco e arredores e terminando na cidade perdida dos Incas, Machu Picchu, que tem fama de possuir uma energia diferente. “Se a pessoa procura paz de espírito e equilíbrio em nosso continente, o Peru reserva montanhas e rochas estonteantes para meditar e pensar seus próximos passos com tranquilidade”, detalha.

Independente do destino, algumas coisas devem ser levadas em conta quando viajando sozinho, como pesquisar sobre o país que pretende conhecer, para saber mais sobre as questões de segurança, os cuidados necessários e a cultura local, sem deixar que essas informações virem um impedimento. Sair da zona de conforto e estar disponível para o inusitado é importante já que novos lugares implicam pessoas diferentes, além de novas culturas, hábitos, experiências e formas diferenciadas de ver o mundo.

Conciliar as férias, o tempo de viagem e os lugares que serão visitados não é uma tarefa fácil quando viajamos em grupo, mas é mais simples quando se está só. Entre as vantagens de se viajar sozinho está a autonomia na hora da escolhas, aproveite. Opte pela programação que sentirá mais prazer.

É preciso ter em mente que não é necessário ter uma companhia o tempo todo para a experiência ser legal. Conhecer pessoas durante o trajeto é algo natural. Os pontos turísticos e os albergues são ótimos lugares para encontrar pessoas e fazer novas amizades. Aproveite o momento do jeito que for mais conveniente.

E se você não tem uma companhia para viajar desde o Brasil, mas, deseja conhecer pessoas de outras nacionalidades com interesses comuns aos seus, pode escolher opções de Mochilões cujos roteiros são vendidos no mundo todo e também na CI.