Visita ao Parlamento Alemão (Reichstag)

Um dos passeios mais famosos de Berlim é a visita ao Reichstag, o prédio do Parlamento Alemão. Seja por sua importância histórica, por sua beleza arquitetônica ou pela vista de sua cúpula de onde se pode ver parte importante de Berlim do alto, o fato é que esse é um dos passeios mais procurados na capital alemã. Por conta disso, e ainda pelo fato de ser gratuito, o passeio precisa ser agendado com antecedência. Confira nesse post um pouco da história do prédio e dicas e informações úteis sobre a visita ao Reichstag.

visita ao reichstag

O edifício do Parlamento Alemão levou dez anos para ficar pronto (1884-1894) e tem entre os acontecimentos importantes de sua história a Proclamação da República de Weimar em 09 de novembro de 1918, após a I Guerra Mundial. Entre 1919 e 1933 o Reichstag foi sede do parlamento dessa república que durou até o início do regime nazista. Foi nesse momento que um importante momento da história alemã aconteceu: o incêndio do Reichstag, em 27 de fevereiro de 1933 (um mês após a nomeação de Adolf Hitler para o cargo de chanceler da Alemanha).

Acredita-se que o incêndio foi iniciado em vários lugares do prédio do parlamento alemão, incluindo uma grande explosão na Câmara dos Deputados logo na chegada de policiais e bombeiros ao local. A investigação oficial da época culpou Marinus van de Lubbe, ativista antifascista, que teria sido encontrado sem camisa dentro do prédio. O fato levou a Hitler declarar que o incêndio havia sido causado pelos comunistas. Aproveitando da situação ele declarou estado de emergência e encorajou o então presidente alemão Paul Von Hindenburg a assinar um decreto que suspendia a maioria dos direitos humanos garantidos na constituição de 1919. Os dirigentes do partido comunista foram então presos e os deputados do partido impedidos de tomar seus assentos no Reichstag, com isso os nazistas obtiveram 44% dos votos das eleições de 05 de março de 1933. Com apoio do Partido Popular Nacional Alemão e com suborno e ameaças aos demais partidos, a Lei de Plenos Poderes foi promulgada em 24 de março daquele ano, dando a Hitler poderes de governar por decreto e suspender diversas liberdades civis.

Durante os doze anos do Terceiro Reich o edifício não foi usado para sessões parlamentares por conta do incêndio. Durante a II Guerra Mundial foi bastante danificado por ataques aéreos, sendo um dos principais alvos do exército russo na Batalha de Berlim (1945). Sua cúpula feita de aço e vidro, considerada avançada para a época da construção do prédio, foi completamente destruída. Após a II Guerra Mundial a capital da Alemanha Ocidental foi transferida para Bonn e com isso o prédio também não funcionou como sede do parlamento até 1990. Apesar disso, por conta da proximidade com o Muro de Berlim, foi palco de manifestações históricas como o discurso do prefeito Ernst Reuter em 9 de setembro de 1948 por conta do Bloqueio de Berlim, quando os russos interromperam o acesso a cidade de Berlim Oriental, que posteriormente seria marcado pela construção do Muro de Berlim.

A cerimônia oficial da Reunificação Alemã ocorreu no Reichstag em 03 de outubro de 1990 e no dia seguinte o parlamento alemão reuniu-se simbolicamente no prédio. Em 19 de abril de 1999 finalmente o prédio foi reinaugurado como sede do parlamento.

Desde então é um dos locais mais visitados por turistas e até mesmo alemães em Berlim. A entrada para a visita ao parlamento alemão é gratuita, mas é preciso fazer reserva antecipada com no mínimo dois dias de antecedência pelo site oficial. Para quem não fez a reserva é possível tentar agendar para próximos dias (antecedência mínima de duas horas) a visita ao Reichstag no departamento de serviços de visitantes que fica em um container nas imediações.

dome parlamento alemão

Existem três tipos de visitas ao Parlamento Alemão que podem ser agendadas online: A mais comum é a “visit to the dome” que dá aceso ao terraço com audioguia que vai contando um pouco da história do prédio e também mostrando os principais pontos de interesse de Berlim que podem ser vistos do alto do prédio (aberto diariamente das 08h à 0h, com última subida às 22h). Existe ainda os “guided tours” de 90 minutos finalizando com visita ao Dome, uma opção que vale a pena por ser mais completa e mostrar o prédio como um todo. A terceira opção só é possível quando não há sessão no plenário, já que a “lectures held in the visitors gallery” é uma palestra de 45 minutos sobre o funcionamento do parlamento, história e arquitetura do prédio, também finalizada com a visita ao Dome.

Como pode ver o Dome é mesmo uma das principais atrações. Além da beleza de sua reconstrução com painéis de espelhos ao centro cercados de uma rampa com vista através do domo de vidro para Berlim, do terraço é possível contemplar a cidade. O local ainda tem um café, loja e restaurante. Imperdível!

Não se esqueça de fazer a reserva do hotel em Berlim por esse link do Booking.com! Você estará ajudando a manter o Maior Viagem sempre atualizado sem pagar nada mais por isso.

E mais: Compre agora seu bilhete para o Ônibus Hop-On Hop-Off e visite as principais atrações de Berlim no seu ritmo.